Bug do Android pode deixar celulares desprotegidos

Pesquisadores da Universidade de Indiana, localizaram uma série de bugs nos dispositivos Android, capazes de atingir mais de um bilhão de aparelhos.

O erro foi nomeado de “Pileup” e ocorre durante as atualizações do sistema operacional.

No update do OS, diversos arquivos são removidos e reorganizados em outros locais, é neste momento que o “Pileup” pode alojar-se no smartphone abrindo o caminho para softwares maliciosos.

Assim, malwares conseguem acessar o celular disfarçados como arquivos de atualização. Esses vírus são capazes de modificar permissões, alterar configurações, desbloquear e até, compartilhar informações do usuário.

Um estudo completo e atualizado foi publicado pela universidade. O relatório afirma que o bug abre precedentes para que apps substituam os arquivos originais do Android. Essa programação é capaz de obrigar o proprietário do celular a reiniciar as configurações do aparelho com o objetivo de limpar o vírus.

A falha que afeta todas as versões do Android, seja ele puro ou não, ainda não dispõe de uma solução completa. O Google já se pronunciou sobre o estudo realizado pelos especialistas, afirmando que já estava ciente do problema, e que inclusive, já solucionou um dos seis bugs causadores do “Pileup”.

Enquanto os desenvolvedores trabalham em uma solução definitiva, especialistas em segurança recomendam que o dono de um celular Android tenha um antivírus atualizado em seu aparelho.

Tags: