Caminhão seguro da Samsung busca evitar acidentes em estradas

“Ao invés de mudar a vida das pessoas, ele as salva”, com essa frase, a Samsung investe no sucesso da sua nova proposta de Caminhão Seguro.

A Samsung aposta em um jeito diferente de atingir a milhares de usuários. Desta vez, a empresa sul-coreana utilizou a segurança nas estradas como pretexto para criar o projeto “Caminhão Seguro” e evitar o acontecimento de acidentes em autopistas.

O veiculo de carga pesada leva na parte de frente uma câmara sem fio para registrar os automóveis que se aproximam em sentido oposto. Depois do registro, o dispositivo consegue projetar essa imagem na parte traseira do caminhão e ela poderá ser visualizada pelos demais condutores.

Assim, muitos deles, que, frequentemente, ficam confusos nas estradas quando se encontram atrás de caminhões e não possuem um campo de visão adequado para realizar ultrapassagens, terão informações precisas se outro automóvel estará chegando na direção contrária.

Vale notar que os quatro monitores na parte externa do veículo, que compõem uma grande tela, se adaptam as mudanças de luz e, dessa forma, funcionam também à noite.

O vídeo do protótipo foi produzido na Argentina, já que a maioria das estradas desse país têm apenas duas faixas de rodagem, além de possuir um dos índices mais altos de acidentes de trânsito. Segundo o relatório anual de Segurança Rodoviária nesse país do sul (Argentina) acontecem 12.4 mortes em autopistas por cada 100 mil habitantes, a cada ano. A Colômbia e o Chile também ocupam posições similares.

A Samsung acredita plenamente no seu projeto, mas é válido se preguntar se é tão viável, sobretudo economicamente, para os milhões de condutores de carga pesada que circulam pela América do Sul.

Tags: