Carro autônomo da Google estará nas ruas até 2020

Veículos capazes de se locomover sem a condução de um motorista estão mais próximos do que imaginávamos. Confira!

A Google está realmente disposta a trazer o seu projeto de carros autônomos à realidade. O protótipo funcional do veículo já havia sido apresentado em dezembro, mas agora a empresa fixou uma data para trazê-lo ao mercado. Em cinco anos, teremos carros capazes de se locomover sem a condução de um motorista.

A confirmação veio do gerente do projeto na Google, Chris Urmson, em entrevista à Reuters. Segundo ele, a empresa de tecnologia já está negociando com os principais fabricantes de automóveis. Na lista, está a General Motors, Ford, Toyota, Daimler e Volkswagen.

No entanto, ainda não está claro se a Google também participará na construção do veículo ou se será responsável apenas pelo fornecimento do sistema e softwares.

O protótipo

No último dia 22 de dezembro, a Google revelou o protótipo funcional do seu veículo com direção autônoma. Com sensores e computadores de bordo, ele já transporta passageiros sem que eles acionem qualquer controle. Confira o vídeo de um passeio realizado no carro:

O modelo foi fabricado em Detroit pela empresa Roush e a Google está empenhada em desenvolver e aprimorar sistemas e componentes em parceria com fornecedores de autopeças como Continental, LG Electronics e processadores NVIDIA.

Veja os detalhes da primeira versão do Google Car

O protótipo será testado pelas ruas da Califórnia durante este ano e, de acordo com os resultados, receberá aprimoramentos para evoluir ao longo do tempo. A expectativa é que ele esteja pronto para produção em cinco anos.

Tags: