Conheça Catfish, o reality show que mostra namoros online

Catfish é um reality show americano que tem como objetivo levar os casais que mantém relacionamento virtual a terem seu primeiro encontro.

Conheça o reality show Catfish

Catfish, o reality show americano que tem como objetivo levar os casais que mantém relacionamento virtual a terem seu primeiro encontro, tem feito grande sucesso na TV mundial por apresentar a verdade por trás das ilusões da internet.

O principal objetivo do programa é a aproximação dos casais, mas a ideia ganhou uma proporção tão grande que se tornou uma ‘ferramenta’ para conhecer o outro, onde os namorados podem descobrir se seus parceiros estão falando a verdade.

A ideia surgiu após Nev Schulman ter se apaixonado por uma mulher pelo Facebook. Seu irmão decidiu registrar o encontro e, assim, produziu um documentário que deu origem ao reality show. O nome foi dado devido à prática da internet em que pessoas que criam perfis falsos são chamadas de “peixe gato” (catfish).

Os irmãos, que são também apresentadores do reality show, utilizam técnicas para descobrir a veracidade dos perfis dos candidatos a participar do programa. Nisso, histórias surpreendentes são descobertas e narradas a cada episódio da atração. Na maior parte dos casos, pessoas que utilizavam fotos de outras usuários do Facebook e redes sociais para criar um perfil fake e manter um relacionamento online com a pessoa desejada.

Durante o programa, os irmãos seguem uma sequência de passos para descobrir se um perfil é verdadeiro ou não. Confira alguns: 

Procurar o nome da pessoa em buscadores. É muito provável que se encontre alguma coisa que cite a pessoa envolvida e até, levar ao perfil original do usuário.

Faça uma busca por imagens. É importante, pois você pode identificar se a imagem utilizada pela pessoa corresponde a ela ou não. Esta informação por si só não resolve nada, mas pode ajudar a abrir os olhos.

Procure fazer uma conversa por vídeo. Assim você pode saber se a pessoa é a mesma da foto e certificar-se de que algumas informações passadas anteriormente são verdadeiras. Afinal, os movimentos do corpo dizem muita coisa a respeito de uma pessoa.

O programa é um grande sucesso na TV norte-americana e está na terceira temporada. No Brasil, ele é exibido na MTV às quartas, às 22h30.