Cidades Inteligentes já são realidade

Uma cidade monitorada por computadores com uma equipe só para cuidar das câmeras, sinais etc . Veja o que o futuro nos aguarda

Em Watch Dogs, game multiplataforma lançado em 2014, Boston possui uma espécie de computador central. Transporte público, sinais de trânsito, câmeras de segurança; praticamente tudo pode não apenas ser monitorado, mas controlado automaticamente pelo ctOS. O futuro detalhado no jogo pode estar mais próximo do que imaginamos, assim como os problemas que isso pode trazer.

Smart Cities

Diversos governos ao redor do mundo estão trabalhando para tornar as cidades cada vez mais inteligentes. Isso só é possível graças ao avanço da velocidade da internet, uma maior cobertura da malha de fibra ótica e de sistemas de telecomunicações. Os benefícios vão desde a diminuição da criminalidade até o fornecimento de informações que sirvam de parâmetros para a criação de políticas públicas.

A Cidade do México é um dos lugares que estão apostando no conceito de Smart Cities, ou cidades inteligentes. Em parceria com a empresa japonesa Allied Telesis, estão sendo implantados sensores e câmeras por toda a cidade. O aparato tecnológico funcionará em conjunto a softwares que fornecerão dados que auxiliarão nas tomadas de decisões por parte dos governantes.

centro de operacoes do Rio de Janeiro

Aqui no Brasil temos um bom exemplo de como a tecnologia pode impactar positivamente às cidades. Em um prédio imponente localizado perto da prefeitura fica o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR). Construído em conjunto com a IBM e concluído em 2010, o COR monitora o trânsito, as câmeras de segurança e até as chuvas. É de lá, por exemplo, que é tomada a decisão de tocar uma sirene que alerta a população, quando uma tempestade pode causar perigo de desabamento.

Na mesma medida em que cresce o interesse em tornar as cidades cada vez mais digitais, grandes empresas estão de olho nos bilhões de dólares que o novo mercado pode trazer. O Smart Cities Council (SCC) reúne gigantes de diversos setores, como Siemens, MasterCard e Mercedes-Benz, em um conselho para a criação de novas tecnologias para integração da cidade.

 

Tags: