Conheça cinco aplicativos que te ajudam a economizar água

O país está passando por uma época muito díficil de secas, por isso, listamos cinco aplicativos que te ajudam a economizar água.

Diante da seca histórica em todo o país, parte da população corre o risco de racionamento de água este ano. A situação é mais grave no Nordeste e no estado de São Paulo, onde há famílias que já sofrem com o problema. Para conscientizar as pessoas, listamos aplicativos que podem ajudar a economizar água, um recurso cada vez mais escasso na natureza.

Pegada Hydros

 O aplicativo ajuda o usuário a descobrir a quantidade de água que consome diariamente em tarefas como escovar os dentes, tomar banho ou lavar as mãos. Através de perguntas sobre o dia a dia da pessoa, o aplicativo calcula a quantidade de água utilizada nas tarefas diárias. Munido dessas informações, é possível descobrir em quais atividades o usuário gasta mais.  Além disso, também permite que o resultado seja comparado com a quantidade ideal e a média global.

Para chegar a esses valores, o aplicativo se baseia não só na água que é usada em torneiras e chuveiros, mas também em alimentos e produtos que o usuário consome. O aplicativo também traz uma seção com curiosidades e dicas para economizar o líquido. Disponível gratuitamente para iPhone e Android.

Além do aplicativo, há disponível no site do Projeto Hydros o Game Hydros (para Android e iPhone).

O game ensina, de forma divertida e interativa, as formas de captação, reutilização e descarte de água. Além disso, ele se passa em algumas das cidades que representam os locais de atuação do Projeto Hydros: Cidade do México, São Paulo, Nova Iorque, Tóquio e Amsterdã. Em cada uma delas, são cinco fases, que ficam mais difíceis de acordo com a evolução do usuário no jogo.

Usando o sensor de gravidade dos smartphones e tablets, o jogador direciona o fluxo da água pelos tubos para os lugares corretos: desde chuveiros e pias até irrigação de hortas e abastecimento de reservatórios de água de reuso.

Akatu Fake Shower

Gratuito para iPhone, o aplicativo tem uma proposta curiosa. Segundo os desenvolvedores, muita gente deixa a torneira ou mesmo o chuveiro aberto sem necessidade para que os outros não ouçam sons relacionados ao uso do vaso sanitário. Ou mesmo para disfarçar que está lavando as mãos ou tomando banho.

Para acabar com o desperdício, o aplicativo simula o barulho da água, além de exibir na tela do celular quantos litros o usuário está economizando com seu gesto. Ele também mostra uma estimativa da quantidade gasta durante o banho ou com a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba.

O usuário pode optar entre três níveis diferentes de vazão de água. Há ainda como escolher entre barulho de torneira ou chuveiro. Basta arrastar o botão até o nível e o tipo de som desejado. Confira no vídeo!

Sai Desse Banho

Também gratuito para iPhone, o aplicativo criado pelo SWU (Movimento de Conscientização pela Sustentabilidade) funciona como um despertador ecológico. Ele desafia o usuário a diminuir gradualmente seu tempo e avisa quando atingir 4, 8 ou 12 minutos de banho. Se o usuário ultrapassar o combinado, uma música muito irritante começa a tocar para forçá-lo a sair do chuveiro.

Depois do banho, a pessoa poderá ver estatísticas relacionadas à quantidade de litros de água economizada. Há ainda um balanço geral que mostra sua evolução, o quanto está contribuindo com o meio ambiente.

Da Sua Conta

Uma forma interessante de evitar o desperdício de água em casa é registrar e monitorar o consumo de acordo com informações do hidrômetro. O aplicativo “Da Sua Conta”, desenvolvido pelo Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul, ajuda o usuário na tarefa.

Conforme os valores diários são preenchidos, o aplicativo exibe um gráfico e calcula quanto o consumo do usuário poderia ter sido reduzido durante o mês. Também é possível saber qual é a média de consumo e compará-la com a recomendada pela ONU.

Manual de Etiqueta Sustentável

Recurso simples, que traz dicas de como a população pode mudar seus hábitos e contribuir na redução dos impactos ambientais. Ele foi elaborado com conteúdo do Planeta Sustentável, projeto que integra as revistas e os sites da Editora Abril.

O aplicativo gratuito para iPhone reúne 50 dicas de sustentabilidade, divididas nos temas uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. Cada sugestão mostra o nível de esforço necessário para realizá-la e o impacto que causa no meio ambiente.