Coisas que você não sabia que o Android faz

Com tantos aplicativos esquecemos que o próprio Android vem recheado de recursos para facilitar a nossa vida. Veja alguns!

O Android vem com diversas ferramentas para facilitar a vida dos usuários. E algumas sequer fazemos ideia que existem. Para deixar algumas atividades do seu dia-a-dia mais fáceis, veja a lista abaixo e veja como são simples, mas muito úteis.

Veja também: Como manter seu Android seguro com os tipos de senhas disponíveis no sistema

Digite com somente uma mão

Tem momentos que parece que lhe faltam habilidades de malabarismo para digitar, como em pé na condução ou com as mãos cheias de sacolas. O Android pode resolver isso para você de duas formas.

– Entrada Contínua

Ao habilitar você poderá escrever deslizando o dedo através do teclado, sem precisar levantar a mão.

– Texto Inteligente

Ao ativá-lo, aparecerão opções conforme você escreve. Então, se você escrever errado, pode clicar na forma correta que aparecerá em opções.

Resolva com um movimento

Quando o telefone tocar você pode silenciá-lo colocando a palma da mão sobre ele. Também é possível dar zoom inclinando o aparelho. Esse e outros recursos podem ser ativados na guia ‘Movimentos’ em ‘Configurações’.

Tire um print da tela

Assim como no computador, você pode tirar uma foto (um print) da tela do Android. É só apertar, ao mesmo tempo, as teclas ‘Início’ e ‘Liga/Desliga’. Você poderá ver todos os prints na ‘Galeria’.

Bloqueie a tela com seu rosto

Em ‘Configurações’ você pode escolher como desbloquear o aparelho e entre as opções existe o ‘Desbloqueio facial”. Com ele seu telefone só poderá ser desbloqueado com a identificação do seu rosto.

Inverta as cores

Você já deve ter visto alguém tentar responder uma mensagem no cinema e a luz do celular fazer da pessoa o centro das atenções. Ou ter tentado utilizar o aparelho na praia e não conseguir ler. Isso não é mais um problema. Inverta as cores nessas horas, tendo a tela escura sobre fundo claro. Vá em ‘Configurações’ > ‘Acessibilidade’ > ‘Cores negativas’.

Controle o pacote de dados

Na aba ‘Uso de dados’ em ‘Configurações’ você pode incluir informações para lhe ajudar a monitorar o uso do pacote. Delimite o período de monitoramento (data de fechamento da sua fatura) e a quantidade de dados contratada. Você pode escolher opções como ser avisado ao consumir 80% do pacote e bloquear o consumo ao chegar em 100%. Também consegue ver o ranking dos Apps que consomem mais dados e quanto consomem.

Pesquise sem digitar

O Android permite que você faça pesquisas no Google utilizando a sua voz no lugar da digitação. Ótimo para momentos em que não dá para digitar ou você está com pressa.  Para tal basta clicar no ícone de microfone no final da barra de pesquisa.

Em versões mais atuais do Android você sequer precisa clicar no microfone. É só falar “Ok Google” e, quando aparecer a tela ‘Ouvindo’, dizer o que deseja pesquisar.

Use mais a sua voz

Para os usuários do Galaxy da Samsung é possível fazer atividades usando somente a voz, como ligar para alguém, enviar SMS, salvar atividade no calendário, fotografar e muito mais. Você pode abrir o App ‘SVoice’ ou apertar duas vezes a tecla ‘Iniciar’. Agora é só dizer ao aparelho o que deseja que ele faça.

Leia tranquilo

Também da linha Samsung, o Smart Screen facilita a sua vida ao não permitir que a tela escureça enquanto você estiver olhando para ela. Ativar esse recurso fará com que você leia o texto até o final sem precisar clicar em nenhum lugar para manter a tela acesa.

Fique seguro e tranquilo

Com tantos aplicativos, o celular se tornou uma espécie de computador pequeno e portátil, mas é importante ficar atento à segurança e ao desempenho. Alguns métodos foram criados para manter sua privacidade e segurança.

– Segunda senha

Alguns aplicativos, como redes sociais, galeria e banco pedem uma proteção extra. Pois, no caso de alguém conseguir passar pelo desbloqueio de tela, terá uma segunda senha. É como se você colocasse seus dados em um cofre.

– Desempenho

Manter um aparelho com um bom desempenho ajuda na utilização e na segurança dos seus dados. Você pode fazer isso excluindo arquivos desnecessários e monitorando o uso do pacote de dados e da bateria. Ao controlar os Apps em segundo plano e deletar dados não utilizados você terá um celular mais rápido e, consequentemente, mais seguro.

Existem vários aplicativos para essas ações, mas só o PSafe Total Android pode fazer isso enquanto mantém seu dispositivo livre de vírus. Tudo isso de graça e com certificado de qualidade AV-TEST (certificadora de qualidade para produtos de segurança digital).

Tags: