Como abrir conta em banco na China em duas tentativas

O resultado da empreitada do executivo da PSafe e o seu dia a dia na Ásia, você lê aqui no Blog, todas as segundas e quartas-feiras, às 19h.

Abrir uma conta bancária Pessoa Física na China é algo extremamente simples. Na primeira tentativa, fui ao Agriculture Bank of China, mas não parecia ser o banco mais indicado para mim, não é mesmo? Brincadeiras a parte, fui então ao Bank of China.

Conta aberta e ativa em 45 minutos

No Bank of China, todo o processo durou menos de 45 minutos, incluindo o tempo de espera em fila. Fui atendido e, apenas apresentando o passaporte, consegui abrir a conta. Eles ainda perguntam meu endereço de residência e um número de telefone local, ambos apenas informados, sem exigência de comprovação.

Entrei e saí do banco em menos de 1h, com o cartão da conta desbloqueado em mãos e já liberado para realizar serviços de saque, envio e recebimento de valores do exterior etc. No Brasil, a burocracia para ativar estas funções é enorme.

O Mobile Banking e o Internet Banking, assim como no Brasil, precisam ser liberados posteriormente, mas aqui me disseram que eu poderia ter feito tudo online. Como fui à agência sacar um dinheiro, aproveitei para fazer a liberação no local, e, em menos de 15 minutos, baixaram o APP no meu celular, me ajudaram a criar uma senha e ativar os serviços mobile e internet, me entregaram o token para fazer as transações pela internet e saí.

Ainda vou ao banco com frequência, mas independentemente da agência, jamais peguei filas que demorassem. A maior delas tinha quatro pessoas e um mínimo de três atendentes. O interessante é que em uma cidade com mais 20 milhões de pessoas, nunca perdi mais de 10 minutos em um banco com serviços cotidianos.

Dinheiro do exterior chega em dólar

Uma curiosidade é que o dinheiro enviado do exterior é depositado na sua conta em dólar e fica bloqueado. O saldo é apresentado em dólar e nos valores de conversão para a moeda local e demais cotações do seu interesse.

Para sacar, apenas em dinheiro local, claro, mas antes disso é preciso autorizar a conversão da moeda, senão o dinheiro fica ali, guardado em moeda americana.

Qualidade do atendimento

Nas duas agências de banco que frequento com maior assiduidade, existem funcionários que falam inglês. Isso facilita o entendimento e agiliza o processo. Atendimento bancário que aqui é cinco estrelas, mesmo o da mulher que me atendeu, coitada, que mesmo com o painel indicando uma estrela, atendia tão bem que imagino que a máquina estivesse quebrada.

Sobhan Daliry

Meio paraibano meio iraniano. Fala Persa, Inglês, Português e Espanhol, mas terá que se virar no Mandarin, em Beijing. Diretor de Produto e empreendedor. Foi enviado para o outro lado do mundo com o desafio de montar o primeiro escritório da PSafe outside BraZil. O resultado desta empreitada e o dia a dia do executivo na Ásia, você lê aqui no Blog, todas as segundas e quartas-feiras, às 19h.

Tags: