Como apagar para sempre os dados salvos no Android

Você sabia que, de acordo com um estudo, nem sempre o Android apaga todos os dados quando é feita a restauração de fábrica?! Veja como resolver isso

Quando você decide doar ou vender seu smartphone antigo a um amigo, familiar ou até desconhecido, a primeira ação é restaurar o aparelho de fábrica para deixá-lo como novo, em branco. Porém, algumas informações podem ser recuperadas no Android, mesmo depois de apagar todos os dados: agenda de contatos, SMS, e inclusive informações de apps de terceiros, como Whatsapp e Facebook.

Um estudo da Universidade de Cambridge mostrou que ao menos 650 milhões de dispositivos Android não apagam completamente as informações depois de restaurados de fábrica. Os testes foram feitos em versões Android Jellybean e Gingerbread. E os pesquisadores conseguiram ter acesso a informações gravadas no cartão SD e incluso conseguiram recuperar informações das Contas Google cadastradas nos aparelhos. Ops!

As razões apontadas são:

  1. Os fabricantes não incluíram softwares completos nos aparelhos para apagar todas as informações de disco.
  2. É complicado eliminar por completo informações de unidades de flash.

Os testes não foram feitos em Android’s Lollipop e Kitkat, mas deixou uma pulga atrás da orelha de quem apostou nestes modelos novos, mas passou seu antigo para frente. Não está claro se o problema está resolvido nas versões mais modernas do sistema operacional.

Mesmo depois de realizar o reset de fábrica no celular, quando imagina-se apagar todos os dados, criminosos e hackers ainda podem ter acesso às informações um dia salvas no dispositivo. Isso se dá porque alguns aparelhos não têm os drivers necessários para realizar a limpeza completa da memória flash.

Uma forma de verificar se o aparelho usado ainda guarda informações do antigo dono, é verificar a capacidade de armazenamento do dispositivo. Nestes casos, algumas vezes, o dado de espaço disponível pode estar menor que o promovido pelo fabricante, podendo indicar vulnerabilidade de privacidade de quem te repassou ou vendeu o celular.

Antes de abrir mão do seu smartphone antigo, um truque é instalar diversos aplicativos que você não usa apenas para limpar a memória antiga do aparelho e, assim, dificultar que qualquer pessoa com domínio técnico possa acessar seus dados antigos por meio de sobreposição às informações pessoais anteriormente no aparelho.

Você também pode usar o app de segurança DFNDR Security, que, com a função Antifurto remove as informações salvas no seu Android mesmo a distância.

Tags: