Como aprovar e otimizar seu app na Play Store

A seleção de aplicativos para a Play Store já foi robotizada, mas agora é personalizada. Aprenda a otimizar seu app na loja oficial do Google!

A seleção de aplicativos para a Play Store já foi robotizada, mas agora é personalizada. Quando o desenvolvedor envia seu app para publicação, uma equipe humana irá analisa-lo antes de liberar o seu upload. O anúncio foi feito pelo Google em março deste ano e visa barrar a entrada de apps maliciosos e vírus, que antes passavam batidos pelas barreiras de seleção.

O raio-x mecânico continua, mas uma equipe personalizada irá analisar app a app para bloquear de forma mais efetiva conteúdos proibidos ou ilegais, com os anúncios internos fora do padrão e conteúdos que incitem o ódio. Estas questões passavam batidas pelos robôs, isso por se tratar de razões muito mais ligadas ao contexto do que à programação/código.

Com isso, os desenvolvedores passarão a contar com relatório mais completo sobre os motivos da não aprovação do aplicativo na Play Store. Os testes personalizados começaram no fim de 2014 e já estão totalmente implementados. Segundo a empresa, a nova metodologia de avaliação não influenciou o tempo de espera para os desenvolvedores, que continua em torno de algumas horas, não dias ou semanas.

A falta de burocracia sempre foi, ao mesmo tempo, pontos fraco e forte do Google. Mas acabou por povoar a loja de apps clones de aplicativos de sucesso e, em alguns casos, de apps maliciosos disponíveis na Play Store, fatos que o Google pretende deixar no passado, com a implementação das novas regras.

Como otimizar seu app na Play Store

Existem formas de você otimizar a posição do seu aplicativo na Play Store. Melhorar a indexação do app na loja do Google significa mais downloads, mais usuários ativos, maiores chances de retenção e frequência de uso. E isso pode se traduzir em dinheiro para você desenvolvedor.

Mas lembre-se, de nada adianta posicionar-se bem na vitrine se o aplicativo não oferece uma boa experiência para o usuário, maior motivo para o engajamento com o seu produto. De qualquer forma, vale a pena ficar ligado a determinados pontos que podem ajudar a mostrar melhor seu app dentro da Play Store:

Conteúdo

Crie um descritivo atraente para seu aplicativo. O texto de detalhe é crucial para a sua boa indexação nos resultados de busca da Play Store. Invista em um título único, evitando repetições ou termos corriqueiros, e reforce a temática do aplicativo. Priorize um título curto e atenção à correção ortográfica, ela pode jogar contra você.

Quase 85% dos downloads na Play Store acontecem mediante descrição editorial. Escolha bem as palavras, utilize seus sinônimos e algumas repetições, mas sem exagerar. Apenas como uma forma de direcionar melhor o resultado de pesquisa para o app de acordo com o que você acredita fazer parte do universo de busca de quem pode se interessar pelo serviço ou produto.

Melhor colação no ranking significa mais download orgânico.

Imagens

Recursos gráficos e de imagem normalmente prendem o usuário. Aposte em um bom layout, ícones e prints de tela para apresentar seu produto ou serviço. E, claro, utilize somente imagens com boa resolução.

Tenha um bom SAC

A Central de Relacionamento com o Usuário da sua empresa ou aplicativo deve funcionar muito bem para passar segurança ao usuário. Responda as perguntas e dúvidas com rapidez e auxilie o usuário na utilização do produto ou serviço. Isso é visto com bons olhos e pode ajudar na retenção.

Métricas

Compare os resultados do seu app com outros da mesma categoria. Mais que o número total de downloads, fixe-se em como a audiência se relaciona com o seu aplicativo. Quantas pessoas o usam diariamente, por quanto tempo e em quantas sessões. Analise os resultados e os compare com outros apps.

Estabeleça um patamar mínimo de interação, utilize técnicas de analytics e promova mudanças para alcançar objetivos.

Push notification

Utilize o recurso com responsabilidade e você ganhará em engajamento com seu aplicativo. Usuários que recebem push notification tendem a utilizar melhor e mais os aplicativos. Invista na educação de uso e colha os frutos entre a base de clientes que fizeram o download.

Deep links

O bom posicionamento do seu app na Play Store pode não se refletir nos resultados de pesquisa do Google, isso porque os aplicativos não têm URL’s separadas para seus serviços e abas. E, com o Google prevendo a listar apps em seus buscas na internet, utilizar deep-links pode ajudar a mapear o conteúdo e criar relevância para suas URL’s construídas internamente.