Dicas de como fazer compras na internet de forma segura

Desde que as compras online se popularizaram, o número de fraudes onde hackers roubam informações dos usuários aumentou. Saiba como proteger se!

No início de 2013, um relatório indicou que 12 milhões de fraudes de identidade ocorreram em 2012. Desde 2010, o número de fraudes em todo mundo aumentou consideravelmente. É importante que os usuários de computadores tomem medidas necessárias para proteger a informação de seu cartão de crédito e evitar golpes financeiros que podem causar prejuízo e dor de cabeça.

Um dos passos fundamentais para proteger seu cartão de crédito é utilizar uma senha forte nos sites de compras. Ter uma senha genérica é fácil e favorece invasões. Por isso, tenha certeza de criar uma senha segura, primeiro, para os sites de e-commerce em que você pretende fazer compras ou já tem conta.

Saiba quais características você deve conferir para saber se é seguro informar seus dados do cartão de crédito na rede:

 

Https:// vs. Http:// – A "s" no endereço Web é um grande indicativo de segurança em um site. Ele demonstra que as informações que circulam no site são criptografados por meio de um protocolo conhecido como Hyper Text Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência do Hipertexto Seguro. Se o endereço URL exibir somente o "https://", não confie no site para informar seus dados.

Ícone de cadeado – Um site seguro exibe um ícone no campo de endereços do navegador para demostrar que é seguro. Este símbolo é geralmente um cadeado, mas também pode ser uma espécie de selo. Se não ver um símbolo como qualquer um destes, tome cuidado, e evite informar seus dados no ambiente do site.

Atualizações de antivírus – Um dos passos mais importantes que você pode tomar é investir em um navegador seguro, como Psafe Internet, um navegador que protegerá seu computador de pop-ups, vírus e outras ameaças comuns do ambiente online e assegure-se que seu antivírus está sempre atualizado.

Com esses conselhos em mente, compre com segurança!

Tags: