Como controlar o consumo do plano de dados no Android

Restrinja o uso de banda por meio das configurações do seu celular Android e tenha plano de dados até o fim do mês

Muitos usuários Android não têm planos de dados móveis ilimitados, e muitos ainda têm contratados planos de dados pré-pagos. Então, como fazer a internet móvel durar até o fim do mês? Simples, restringindo o uso de banda por meio de configurações no seu celular Android.

Dicas para evitar consumo excessivo do plano de dados móvel

  1. Desabilite a utilização de internet por aplicativos em segundo plano: abra as ‘Configurações’ > ‘Uso de dados’ > e, abaixo do quadro, localize os apps que utilizam plano de dados em segundo plano > marque ‘Restringir dados de 2º plano’.

Em alguns aparelhos, dentro da área de ‘Uso de dados’ aperte o atalho do ‘Menu de configurações’ do celular. Uma gama de opções será mostrada, habilite ‘Restringir dados seg.’ e impeça o uso de dados em apps em segundo plano por padrão no seu Android.

Você também pode fazer a ação app por app e escolher os que podem ou não usar dados em segundo plano.

  1. Escolha um padrão de uso de dados móveis para chegar com internet 3G/4G no fim do mês: Acesse o ambiente de ‘Uso de dados’ > habilite ‘Definir o limite de dados móveis’ > movimente as barras verticais brancas para definir o período e arraste a barra horizontal vermelha para escolher um limite de uso de dados móveis padrão para o recorte de tempo escolhido nas barras brancas.
  1. Ainda dentro de ‘Uso de dados’, aperte a tecla de menu do Android e desabilite a opção: ‘Sincronizar dados automaticamente’.
  1. Troque as configuração da Play Store. Abra a loja oficial do Google, acesse ‘Configurações’ > ‘Atualizar aplicativos automaticamente’ > habilite a opção ‘Atualizar aplicativos automaticamente somente via wi-fi’.
  1. Faça o mesmo no seu navegador do celular. Abra o browser mobile em uso e aperte a tecla de menu do Android: ‘Configurações’ > ‘Gerenciamento de largura de banda’ > abra as opções e marque todas para ‘Apenas em wi-fi’.

Tags: