Como enviar sua localização em tempo real no Facebook Messenger

Ferramenta permite que amigos acompanhem seu trajeto ao vivo por até 60 minutos; veja como usar o recurso com segurança

Desde de março deste ano, o Facebook Messenger conta com uma função que permite aos seus usuários compartilhar a localização em tempo real.

De acordo com Selena Wang, Gerente de Produto do Messenger, o “Live Location” foi desenvolvido para facilitar encontros entre amigos e familiares, já que o trajeto ao vivo fica disponível por até 1 hora e o contato que recebeu o compartilhamento poderá acompanhar onde a pessoa está ou para aonde está indo.

Como compartilhar a localização em tempo de real

Para usar o Live Location, basta abrir uma conversa com um amigo ou grupo. Com o Facebook Messenger aberto, toque na opção de seta, e , em seguida, na opção “Localização”. Certifique-se também de ativar a permissão de acesso do Messenger.

Para concluir, toque em “Compartilhar Localização Atual”.

A ferramenta usa o GPS do celular e, por isso, deve consumir a bateria mais rapidamente. No entanto, é possível interromper a transmissão em tempo real a qualquer momento. O usuário também pode optar por enviar apenas a localização estática, como o endereço de casa ou um ponto de encontro, por exemplo.

 

Não esqueça da segurança!

Vale ressaltar que dividir a informação é opcional, ou seja, o Facebook Messenger não compartilha a localização a não ser que o usuário inicie o compartilhamento. De qualquer forma, é preciso tomar cuidado com recursos que revelam dados privados. Com cerca de 2 bilhões de usuários cadastrados, os criminosos aproveitam o Facebook para aplicar golpes e, muitas vezes, usando perfis falsos (também conhecido como perfil fake).

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital -, é importante ter consciência de que há riscos de roubo e mau uso das informações quando estas são divulgadas em grupos onde há pessoas desconhecidas. “A dica principal é: ao compartilhar a localização, certifique-se sempre de estar falando com um contato verdadeiro e de confiança”, alerta.

Proteja também sua privacidade

Além da localização, conversas no Messenger podem incluir muitas outras informações privadas, como fotos, endereço, dados de conta ou áudios importantes. Por isso o usuário pode aumentar sua privacidade protegendo as mensagens com uma senha especial contra intrusos e hackers.

Para isto, basta instalar um aplicativo com funções de privacidade. O app de segurança dfndr security, por exemplo, permite colocar senha no Facebook Messenger e em outros apps de redes sociais. Ao escolher uma senha especial, o usuário terá uma barreira exclusiva de proteção para impedir que pessoas mal-intencionadas consigam abrir as conversas e acessar seus conteúdos privados.

 

Tags: