Como fazer backup para o Google Drive de suas ligações e SMS

Saiba como fazer backup de suas ligações e SMS direto para o Google Drive, a partir de seu dispositivo Android.

Quem tem Android sabe que ele registra o histórico de ligações apenas por 30 dias. Muitas vezes, porém, precisamos consultar nossos registros com as chamadas realizadas, as atendidas e as perdidas. O mesmo vale para as mensagens SMS, que geralmente se embaralham e desaparecem entre tantas outras.

Esse problema pode acabar com uma ferramenta simples: o IFTTT, um aplicativo gratuito que automatiza ações realizadas constantemente e facilita a sua vida. Por meio dele você pode fazer um backup dos logs de ligações e das mensagens SMS para o Google Drive.

Aprenda a configurar o backup de chamadas no seu Android

Confira abaixo o passo a passo:

– Você precisará criar três “recipes”. Ao abrir o aplicativo, crie uma nova “recipe”. Em seguida, selecione a opção “+”

– Depois de clicar no símbolo “+” em azul, clique em “if” e selecione a opção “Android Phone Call”, e adicione em seguida a opção “Any phone call placed”.

Adicione a opção com os registros que você quer guardar.

– Selecione o aplicativo Google Drive na opção “then”. Depois, clique no “+” vermelho, que estará ao lado da opção “Add row to spreadsheet”

– Ao selecionar o Google Drive para armazenar os seus dados, o aplicativo vai mostrar a receita que você criou. É a hora de clicar em “Finish” para a criação definitiva do “recipe”. Se quiser, aqui você escolhe se quer ser notificado quando a receita for executada. 

O passo seguinte é configurar as opções da planilha. Basta selecionar a sua receita que acabou de ser criada e clicar em “Edit”, onde você irá alterar as configurações. 

Escolha o nome do arquivo, as informações coletadas de cada ligação, como número e nome do contato, duração e horários das suas ligações, e o local onde a planilha será salva.

– Pronto! Agora, para cada ligação feita ou recebida no seu celular será criado um novo registro na planilha. Para guardar as ligações atendidas, basta criar uma nova receita e alterar a opção a ser adicionada para “Any phone call answered”. Já para as ligações perdidas, adicione para “Any phone call missed”.

Aprenda a configurar o backup de suas mensagens SMS no Android

O passo a passo para o registro de SMS é um pouco mais simples:

– Crie uma nova “recipe”. Na opção “if”, dentro de “Android SMS”, selecione “Any new SMS received”

– Na opção “then”, escolha o Google Drive e selecione “Add row to spreadsheet”. Depois desta ação, uma tela de confirmação surgirá. Confira se está tudo certo e clique em “finish”.

– Para editar as configurações, vá à opção “Edit”. Lá você encontrará na planilha os campos de data e horário das mensagens, assim como seu contato e número de destino. Para fazer o backup, crie uma nova receita e selecione a opção “Any new SMS sent”.

Tags: