Como gravar um vídeo sem tremer a imagem

Reunimos alguns truques e dicas para que você aprenda, de um jeito simples, como gravar seus vídeos sem que a imagem fique tremida ou desfocada.

Fazer vídeo em primeira pessoa não é tarefa das mais fáceis. Principalmente quando você está filmando um momento de aventura, com movimentos mais bruscos. Nessas horas, é praticamente impossível o vídeo não ficar tremido, diminuindo e muito a qualidade das suas filmagens. Pensando nisso, algumas empresas estão se esforçando para resolver esse problema, e sem a necessidade de aparelhos mais caros.

Microsoft estuda lançamento do Hyperlapse

É o caso da Microsoft. A companhia resolveu criar um software que estabiliza a imagem. A tecnologia promissora foi batizada como Hyperlapse. Essa técnica analisa cada frame (ou quadro) do vídeo para criar um mapeamento 3D.

Com base neste mapa, o software consegue identificar a posição de todos os elementos que fazem parte da filmagem. Com isso, recria cada frame eliminando os movimentos que causam as imagens tremidas.

O nome Hyperlapse é uma técnica semelhante ao conceito de time-lapse, onde frames são registrados entre intervalos longos a partir de um único ângulo, causando a impressão de que o tempo passa muito rápido nas imagens.

E a técnica tem funcionado em seus testes iniciais. A estabilização das imagens chega a ser tão boa que nem parece que o usuário estava usando uma câmera comum. O problema, por enquanto, é que num PC convencional, o software levou mais de 300 horas para processar um vídeo de cerca de 10 minutos. Por isso, a Microsoft Research planeja disponibilizar o Hyperlapse como um aplicativo para Windows. Ainda não há uma data confirmada para o app ser lançado.

Interpolação de visualização pode acabar com imagem tremida

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, também estão desenvolvendo um software que ajuda na tarefa de estabilizar as filmagens. Ainda sem nome, a ideia possui uma abordagem inovadora para transformar vídeos de baixa qualidade em cenas de alta resolução, além de diminuir os tremidos.

O novo software consegue trazer os benefícios da fotografia estática para melhorar a qualidade dos vídeos em cenas com movimento. No filme criado pelos desenvolvedores, é possível ver como o aplicativo transferiu qualidade de exposição para o vídeo.

Alterando um único quadro do vídeo ao inserir a foto, o programa é capaz de propagar esta alteração para os demais quadros do vídeo em movimento, inserindo também efeito tridimensional ao calcular as mudanças de ângulo.

É possível também aumentar a resolução de vídeos comuns ao inserir uma única foto da mesma imagem usando a nova técnica de fusão espaço-tempo. O novo vídeo consegue até preservar o reflexo em movimento em janelas na cena, aumentando a resolução da imagem central e dando uma qualidade realística indistinguível à cena.

Ele também permite adicionar zoom em movimento ao novo vídeo para ver os detalhes que foram capturados pela fotografia e não existiam até então no vídeo original. A resolução é aumentada em quatro vezes.

O sistema, que também não tem data para ser lançado, pode ser utilizado para estabilizar vídeos tremidos, usando interpolação de visualização para criar uma tomada completamente estável, muito melhor do que os softwares atuais que apenas conseguem reduzir o tremor, mas não eliminá-lo.

Conheça programas de estabilização de imagens já disponíveis

Alguns softwares, não tão precisos como o novo projeto da Microsoft, mas muito eficientes, podem ajudar na estabilização das imagens. O ProDrenalin tem esse objetivo. Ele foi desenvolvido para que usuários sem experiência em programas de edição de vídeo pudessem facilmente fazer os ajustes necessários nos seus filmes.

O programa é bem simples, e com poucos cliques você poderá deixar seu vídeo muito melhor. Os usuários ainda contam com perfis pré-configurados. São 40 perfis de câmeras como GoPro Hero, Sony HDR, Samsung Galaxy S3, Canon e muitas outras. Depois do trabalho terminado, basta clicar na aba “Exporta Mídia Otimizada”. Nessa aba você terá algumas opções para fazer a exportação do seu vídeo editado.

Outra função interessante é que o software proporciona uma comparação da versão original com a otimizada, permitindo ver os resultados finais antes de exportar. O programa também possui funções como eliminador de ruídos e correção de cores. Confira um vídeo editado pelo ProDrenalin.

Outra forma de melhorar seus vídeos é usando o software VirtualDub em conjunto com o plugin Deshaker. Eles conseguem transformar um vídeo tremido em uma filmagem quase profissional. Aliando esta estabilização com correções relacionadas à cor e iluminação, o resultado final pode ser surpreendente.

Uma das funções dos programas é sempre enquadrar a imagem principal, anulando as bruscas movimentações da câmera. Essas configurações podem ser alteradas, com opções para escolher como serão tratadas as bordas dos vídeos. Clique e veja o excelente resultado