Nada mais de cair em um ataque de phishing por e-mail

Conheça os principais formas utilizadas por hacker para realizar um ataque de phishing.

Não é novidade que um dos métodos mais efetivos utilizados pelos hackers é o ataque de phishing por e-mail. Valendo-se da inocência de muitos usuários, este tipo de propagação de arquivos maliciosos inundam a rede e são bastante eficazes.

Neste post, você vai conhecer algumas dicas para não cair neste tipo ataque. Confira.

Ofertas

É verdade que muitas vezes não nos damos conta de quanto e-mail marketing recebemos diariamente. O cadastro em sites de E-Commerce pode ser útil para receber promoções de forma rápida, mas também é um método muito utilizado para phishing.

Por isso, fique atento ao clicar em promoções por e-mail. Verifique o endereço do remetente e compare com outros e-mails recebidos pelas lojas. Fique atento também a promoções mirabolantes, fora da realidade, com preços muito abaixo do mercado. Lembre-se do ditado: quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Bancos

É muito improvável que um banco vá entrar em contato com o cliente por e-mail. Ainda mais se for pedir alterações cadastrais ou a senha de acesso. Por isso, sempre que receber um e-mail de qualquer banco, desconfie e ligue para a central de atendimento e confirme as informações.

Uma tática bastante utilizada é a pressão com mensagens do tipo: VOCÊ TEM 24 HORAS PARA ACESSAR SUA CONTA OU ELA SERÁ CANCELADA.

Fotos

Outra forma bastante comum usada para a proliferação de malwares são os e-mails de fotos íntimas de famosos. Sempre que receber um e-mail com este tipo de mensagem desconsidere-o.

Outra tática são mensagens do tipo: SUAS FOTOS BÊBADA VAZARAM NA INTERNET, CLIQUE AQUI PARA ACESSÁ-LAS. Puro terrorismo digital.

Aplicativos

Aplicativos também são utilizados para ataques de phishing por e-mail. No ano passado, vários usuários receberam um e-mail com uma mensagem avisando que o WhatsApp da pessoa seria bloqueado por violar o direito de privacidade do mensageiro. A mensagem era falsa, mas assustou muita gente.

Amigos

Amigos infectados podem enviar automaticamente mensagens estranhas por e-mail, como links desconhecidos e pedido de informações confidenciais. Por isso, sempre que receber este tipo de mensagem, entre em contato com o remetente para confirmar se a mensagem é ou não verdadeira.

Como se proteger

Além de evitar clicar em qualquer link desconhecido e manter um bom antivírus ativo, como o PSafe Total, para se proteger deste tipo de ataque você pode instalar o PSafe Internet.

O navegador, além de ser um dos mais rápidos do mercado e bloquear publicidade indesejada, possui anti-phishing nativo, evitando que o usuário acesse sites falsos.

Tags: