Como instalar ROMs no seu dispositivo móvel

Conheça as formas de personalizar seu Android com novas ROMs

As evoluções constantes dos smartphones os tornam a cada dia mais parecidos com computadores potentes. Mesmo o celular menos sofisticado tem tanto ROM quanto RAM em sua construção. No entanto, um telefone reúne os dois tipos de memória de maneira distinta do que em um PC. Suas necessidades de longo prazo são diferentes, e ele usa mais ROM que a RAM.

No mundo Android, uma ROM é uma compilação do sistema operacional que roda no seu aparelho e que vem embutida dentro dela o núcleo Linux, os aplicativos básicos que servem para fazer ligações, salvar contatos na agenda, calendário etc., e drivers do aparelho em que essa ROM irá rodar. Resumidamente, uma ROM é uma versão do sistema operacional que está sendo executada dentro do seu dispositivo.

As ROMs customizadas nada mais são do que sistemas Android modificados por usuários e desenvolvedores para que fiquem com uma aparência e configuração diferentes, e, muitas vezes, até o desempenho do smartphone melhora.

Para aqueles que instalam ROMs personalizadas no aparelho usando CWM Recovery, é possível usar o ROM Manager para automatizar o processo. Esse aplicativo permite que você instale ROMs facilmente, sem reiniciar o dispositivo.

Além disso, ele realiza uma busca das versões mais atuais das Custom ROMS compatíveis com seu dispositivo Android. Com ele, é possível baixá-las diretamente do seu smartphone através de uma rede wireless ou de seu plano de dados 3G contratado.

Como instalar e usar o ROM Manager

Passo 1. Antes de começa o processo, é preciso que o telefone tenha acesso root.

Passo 2. Agora, vá ao Google Play e baixe o Rom Manager.

Passo 3. Faça um backup da ROM atual, já que a instalação da nova ROM irá apagar todos os dados existentes. Seu backup irá recuperá-los posteriormente, depois de ter instalado a nova ROM.

Passo 4. Em seguida, dê um nome à ROM do backup. O programa irá, então, de maneira automática, reiniciar seu smartphone e fazer uma ROM de backup.

Passo 5. Após reiniciado, é hora de configurar. Toque em ‘Recovery Setup’ (Configurações de recuperação), no topo da lista.

Passo 6. Em seguida, escolha o "ClockworkMOD" como sua recuperação personalizada. Isso irá instalá-lo em seu dispositivo.

Passo 7. Agora você vai usar o ROM Manager para baixar a ROM. Escolha a opção ‘Baixar ROM’. Selecione a versão mais recente e toque em ‘Download’.