Como otimizar o espaço em seu Mac

Aprenda a otimizar o espaço disponível no seu Mac e não sofra mais com a falta de espaço.

 

Com o fim de manter seu equipamento rápido e eficiente, é importante limpá-lo periodicamente para se desfazer de dados inúteis. Arquivos antigos significam muito espaço que poderia ser ocupado por outros programas e documentos. Abaixo, seguem alguns conselhos para maximizar o uso da memória no seu Mac. Aqui estão alguns conselhos sobre como identificar e eliminar o que está atrapalhando o seu computador!

1. Faça uma divisão dos dados de seu computador

Os dados de computador são compostos por todos os documentos, fotos, músicas, vídeos e programas que você fez o download e acumulou ao longo do seu uso. Uma realidade que aumenta conforme o uso que vão desde buscas, configuração de aplicativos, aos subconjuntos de dados que baixou, há um montão de informação sendo armazenada que você já não precisa ou usa.

O primeiro passo para limpar seu Mac é conhecer o que você mais armazena em seu sistema. Para fazer isto, vá até o menu e selecione a opção "Sobre este MAC." Em seguida, clique em "Mais informações", depois, em "Armazenamento". Uma vez que você conhece o que está ocupando mais espaço na sua memória, é possível direcionar seus esforços a eliminar os arquivos que mais ocupam seu sistema.

2. Feche aplicativos desnecessários

Ao ligar seu Mac, muitos aplicativos são abertos automaticamente. Se muitos estão abrindo de uma só vez, seu sistema operacional pode demorar muito para carregar. Neste caso, não é um problema de eliminação de dados, simplesmente abra “preferências do sistema”, clique em "usuários & grupos", em seguida, "Itens de início" para ver uma lista de todos os aplicativos que são abertos ao iniciar o seu Mac. Desmarque aquilo que você não necessita acessar assim que o seu computador é ligado.

3. Limpe o disco rígido

Para fazer uma limpeza básica de seu disco rígido, comece acessando "Utilidade de discos". Uma vez aberto, selecione o disco rígido na barra da esquerda. Tenha certeza de que está trabalhando na aba "Primeiros auxílios", e então, clique no botão "Reparar disco" no canto inferior direito. Isto fará uma limpeza bastante intensa de seu disco rígido, o reparando e limpando conforme o necessário.

4. Revise sua pasta de arquivos baixados em busca de aplicativos e artigos não utilizados

É importante revisar e limpar a pasta "Downloads" regularmente – deve se surpreender com quantos arquivos antigos, atualizadores, fotos e vídeos que você deve encontrar. Caso não tiver o ícone de "Downloads" em seu Dock, simplesmente utilize o ícone de busca no canto superior direito da sua tela e procure por "Downloads".

Para ter certeza de que seu equipamento está funcionando com sua melhor capacidade, é vital apagar dados velhos e não desejados que estejam ocupando um espaço de armazenamento e ter um software antivírus forte que explore e se desfaça de elementos perigosos. O PSafe Total para o Mac conta com um software antivírus integrado capaz de otimizar seu computador e verificar que seu computador seja executado com rapidez e de forma segura.