Como proteger o cartão de crédito de golpes virtuais

Aprenda a manter seu cartão de crédito seguro e livre de golpes.

Receber uma cobrança indevida no cartão de crédito é sempre motivo para dor de cabeça. E o prejuízo acontece, muitas vezes, porque descuidamos da forma de como utilizamos os cartões, sem nos preocuparmos com a segurança. Agir rápido depois de perceber que foi lesado também ajuda a desfazer a compra que alguém realizou sem autorização.

Ao perceber uma compra que não foi feita por você, não fique parado. Quanto mais rápido reagir e provar que não era um truque, maior a chance de obter o seu dinheiro de volta. Informe a transação ao seu banco o mais rápido possível, seja por SMS ou por ligação para a central de atendimento.

Previna-se e diminua as chances dos criminosos

Como forma de prevenção, utilize os recursos de segurança oferecidos pelo seu banco, assim você pode minimizar suas perdas. Algumas instituições oferecem o sistema 3D-Secure (MasterCard SecureCode, Verified by Visa). Se o seu tiver, ative-o para todos os pagamentos online e de autenticação. Escolha terminais com suporte de chip e PIN e evite os que pedem apenas uma assinatura.

Faça pagamentos online somente em redes Wi-Fi seguras e instale um antivírus confiável, tanto no seu computador quanto no seu dispositivo móvel.

Grandes varejistas e caixas eletrônicos apresentam riscos

Fazer pagamentos em grandes varejistas, especialmente nos Estados Unidos, pode lhe trazer riscos se um trojan especial tiver infectado o servidor da loja em questão. É por isso que você deve tomar todos os cuidados já citados acima, e agir rápido se for vítima de ataque.

Infelizmente, todas as medidas de segurança podem não ser suficientes. Os hackers encontram maneiras eficazes para roubar, por meio da retirada de dinheiro em caixas eletrônicos, com softwares precisos instalados nas máquinas, ou através da execução de pagamentos online num equipamento comprometido. No primeiro caso, os criminosos duplicam as suas credenciais de cartão para sacar dinheiro. No segundo, eles usam seus créditos na internet. Nestas situações, o que resta é avisar ao banco imediatamente caso perceba alguma irregularidade.

Cartão pode continuar sendo usado por hackers

Em algumas situações, seu número de cartão pode ser passado de mão em mão. Daí a importância de bloqueá-lo logo que notar uma conta indevida. Muitas pessoas mantêm o cartão ativo achando que, ao resolver o problema daquela compra específica, não será mais incomodado. Não caia nessa armadilha, pois se alguém conseguiu comprar uma vez com o seu cartão, certamente irá tentar novamente. O bloqueio deve ser imediato.

Tenha um plano B

Muitas vezes a vítima é hackeada num momento em que não pode se desfazer do cartão de crédito. Numa viagem, por exemplo, é muito comum que isso aconteça. Portanto, tenha mais de um cartão de crédito, mesmo que você utilize apenas um e deixe o outro como reserva. Assim, em casos de clonagem, você pode bloqueá-lo e logo começar a usar o outro, impedindo que suas férias terminem antes do previsto.

Lembre-se, porém, de usar diferentes sistemas de pagamento, de preferência com cartões emitidos por bancos distintos, pois o hacker pode estar de olho em todas as suas transações. Não use um cartão somente para pagamentos online, e evite fazer muitas compras com ele. Se você gasta muito na internet, tenha mais de um cartão dedicado a isso, não concentre todas as transações apenas em um.

Você pode conferir aqui mais dicas de como fazer compras com segurança na internet, evitando a dor de cabeça de ser hackeado. Aproveite!