Como recuperar arquivos perdidos de pendrive, HD e smartphone

Perder arquivos importantes que estavam em um pendrive ou cartão SD pode lhe dar uma grande dor de cabeça. Veja como recuperá-los

Perder arquivos importantes que estavam em um pendrive ou cartão SD pode lhe dar uma grande dor de cabeça. Na maioria das vezes, porém, nem tudo está perdido.

Você pode tentar recuperar suas fotos, vídeos e documentos que foram apagados sem querer ou sumiram de forma inexplicável.

Como manter sua privacidade online

Para fazer esse processo, você deve baixar e instalar o Recuva, programa que ajuda na recuperação de arquivos, em português. Depois da instalação, é hora de colocar a mão na massa.

  1. Ao abrir o programa, um assistente de instalação será visualizado. Clique em “avançar” para abrir uma lista com os diferentes arquivos que você pretende recuperar. No caso dos pendrives e cartões SD, uma boa alternativa é escolher a opção “outros”, que faz uma varredura geral em qualquer tipo de arquivo. Depois, clique em “avançar” para continuar o processo.
  2. Agora é hora de escolher a localização dos arquivos no sistema. No caso de pendrives, você pode selecionar a opção de procurar “No meu cartão de mídia”, pois ela faz uma varredura em qualquer dispositivo removível. Ou selecione uma localização específica, navegando pelo computador.
  3. Ao final da varredura, selecione os arquivos que quer restaurar.
  4. Por fim, marque os arquivos de seu interesse e clique em “Recuperar” para salvá-los numa pasta do sistema. Pronto! Seus arquivos estão de volta.

Recuperando arquivos do HD

Ainda com o programa Recuva, você pode recuperar arquivos que você não encontra mais em seu HD. Veja como.

  1. Logo ao abrir o programa, você deverá clicar em “Opções” para definir algumas funções básicas para recuperar arquivos de forma segura.
  2. Em seguida, marque as opções destacadas na imagem abaixo:
  3. Agora, selecione o HD de onde o arquivo foi deletado. 
  4. Para facilitar sua busca, filtre os arquivos. Se estiver procurando fotos, por exemplo, selecione “Imagens”. 
  5. Ao encontrar os arquivos desejados, marque-os e depois clique com o botão direito do mouse em cima de um deles. Em seguida, escolha a opção “Recuperar marcados”. Por fim, é só escolher a pasta para onde deseja enviá-los. 

Recuperando arquivos no smartphone

Se o seu problema em achar arquivos importantes está no smartphone, não se preocupe. Para isso, também há uma solução. Primeiro, baixe no seu computador o programa Wondershare Dr. Phone. Depois de instalado, conecte o smartphone ao PC e vamos para o passo a passo.

  1. Inicie o programa com pelo menos 20% de bateria cheia no smartphone. Depois, habilite a depuração USB no Android e siga as instruções do programa para configurar o dispositivo móvel.
  2. Depois da identificação, inicie a análise dos dados do dispositivo. Para que não falhe, evite usar o aparelho durante o processo. 
  3. Você não precisa esperar a análise terminar para iniciar a recuperação de arquivos. Para isso, pause a recuperação e selecione os arquivos desejados. 
  4. Agora você pode ter acesso aos arquivos e fazer a recuperação de todos, marcando-os e clicando no botão “Recuperar”. 

Como impedir que terceiros recuperem arquivos no seu Android

Tags: