Como ter internet Wi-Fi AC em casa?

Neste post listamos os pontos que você deve considerar se deseja ter essa tecnologia na sua casa ou escritório. Fique ligado!

Já chegamos a falar sobre o internet Wi-Fi AC e a maneira como transforma o jeito de nos conectarmos e navegar pela internet. Seguindo com o tema, listamos os pontos que você deve considerar se deseja ter essa tecnologia na sua casa ou escritório. Fique ligado!

Primeiro. Temos que deixar claro que o padrão 802.11ac, que usa o WI-Fi AC, é compatível com grande parte das conexões ADSL (tecnologia de acesso à internet de banda larga) oferecidas pela maioria das operadoras de internet. Ainda assim é melhor ficar seguro e confirmar essa característica com seu fornecedor de rede.

Segundo. Deve considerar o pacote de internet que contratou, porque assim que você tiver um roteador Wireles AC, a transmissão não ultrapassará a velocidade máxima contratada. Por exemplo, se contratou 15 Mbps só poderá transmitir a 15 Mbps, porém, em toda a sua potência.

Terceiro. O rendimento que oferece a internet Wi-Fi AC vai depender das antenas usadas, ou seja, quanto mais antenas você usar (o padrão aceita até 8), melhor será a cobertura de sinal. Tem que se considerar que os smartphones compatíveis com 802.11ac costumam ter uma antena, inviabilizando o aparelho de atingir a velocidade máxima.

Vale notar que independente do seu contrato de ADSL, a vantagem de usar o protótipo Wireles AC é que você aproveitará toda a velocidade, podendo usar dispositivos simultaneamente. Além disso, as barreiras físicas da casa deixarão de ser um impedimento.

O que preciso?

O primeiro que você precisa é, logicamente, um roteador Wi-Fi AC. No mercado tem muitos modelos de diversas empresas e com valores mais acessíveis, mesmo que sejam mais caros que os roteadores Wireless N.

Por exemplo, a empresa D-Link oferece diversos tipos de roteadores da geração 802.11ac. Há vários modelos como o DIR-810L, DIR-580L, DIR-868L e DIR-816L. Neste link você pode verificar cada modelo com suas respectivas características e saber qual é o melhor.

No caso dos computadores e outros dispositivos que aceitem Wi-Fi mediante USB, no mercado também vendem-se adaptadores e pontos de acesso Wi-Fi 802.11ac, que adicionam essa nova tecnologia.

Também vale notar que se algum de seus dispositivos seguem usando o padrão B ou N, não deve se preocupar, já que os roteadores AC apresentam doble banda, ou seja, funciona nas bandas sem cabos de 2,4 GHz e 5 GHz.

Com isso, se desejar navegar um pouco pela internet, bater um papo com seus amigos ou mandar e-mails pode usar a banda de 2,4 GHz, enquanto que se quiser reproduzir conteúdos digitais em alta resolução, videogames HD ou fazer ligações pela internet, pode fazer isso por meio da banda 5 GHz.

Os dispositivos Wireless AC têm baixado muito de preço, sendo possível achar aparelhos desde R$ 170 até R$ 2.000, tudo dependerá de suas exigências e gostos.

Tags: