Como uma pequena empresa mineira chamou a atenção do Google

Veja quem faz o motor de busca do Google no Brasil

Ao contrário do que muita gente pensa, há grandes empresas de tecnologia criadas originalmente aqui no Brasil, como o Buscapé, o EasyTaxi e a PSafe.  Por isso, algumas gigantes olham para o país como um celeiro de boas ideias e, vez ou outra,  utilizam seu poder de compra para adquirir algumas companhias por aqui. Foi assim que começou a história do Google em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em 1999, enquanto a internet ainda engatinhava no país, um grupo de professores da UFMG, liderado pelo doutor Berthier Ribeiro-Neto, trabalhava em um buscador 100% nacional. O TodoBR indexava cerca de 5 milhões de sites com domínio ".br" e logo nos primeiros meses alcançou a marca de 500 mil usuários, estando à frente até mesmo do Google no país.

O sucesso foi tanto que os servidores da faculdade, onde estava montada a estrutura do buscador, não suportaram a quantidade de tráfego. Com isso, eles tiveram que deixar o ambiente acadêmico e decidiram abrir uma empresa própria. A Akwan, que quer dizer "ligeiro" em guarani, teve um investimento inicial de US$ 500 mil vindo da economia dos sócios e de um investidor que apostou na ideia.

Entre as novidades implementadas no TodoBR estava a possibilidade de busca adequada à língua portuguesa, com a capacidade de efetuar pesquisas utilizando palavras acentuadas. Além disso, era possível buscar por frases inteiras e até mesmo por bairro e região, o que na época não era comum na maioria dos buscadores.

Mas foi outro recurso que chamou a atenção do Google em 2005. O TodoBR implementou um algoritmo capaz de otimizar as respostas das buscas no Brasil, fazendo com que ao pesquisar por MP3, por exemplo, não aparecessem sites em línguas estrangeiras. Além disso, a empresa tinha uma política de finanças sustentável, fator decisivo na compra.

Após algumas reuniões com os chefões do Google, a Akwan foi vendida por cerca de US$ 225 milhões – a primeira empresa a ser comprada pelo Google fora dos Estados Unidos. Outra informação curiosa é que aquela foi a única vez em que Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, vieram ao Brasil.

Google.BH

A sede do Google em Belo Horizonte fica em um prédio imponente em Lourdes, bairro nobre localizado próximo ao centro da cidade. Ao todo são oito andares exclusivos, onde ficam os escritórios divididos por produtos e um restaurante.

Único centro de desenvolvimento do Google na América Latina, a sede em Belo Horizonte tem cerca de 100 engenheiros das mais diversas nacionalidades – e 100% das pesquisas efetuadas em todo o mundo são impactadas pelas inovações desenvolvidas pela equipe de BH.

Já foram implementadas mais de 250 melhorias no posicionamento e classificação dos sites criados a partir do Google na capital mineira, sendo a mais famosa o Live Metrics. Além do buscador, carro-chefe da empresa, a equipe de engenheiros em Belo Horizonte também desenvolve soluções para o Google+ e para o Google Maps.

Ficou curioso para conhecer por dentro como funciona os escritórios da empresa em BH? Este vídeo dá um gostinho. Veja também a zoeira quando o carro do Google Street View passou em frente ao prédio da empresa. Quem sabe seu próximo trampo não será lá?