Computação em nuvem amplia possibilidades de negócios

Muitos serviços de computação em nuvem são oferecidos. A PSafe oferece o PSafe LockBox, voltado principalmente ao usuário residencial. No entanto, a tecnologia de cloud computing também está […]

Muitos serviços de computação em nuvem são oferecidos.

A PSafe oferece o PSafe LockBox, voltado principalmente ao usuário residencial. No entanto, a tecnologia de cloud computing também está melhorando o setor comercial, mais especificamente as marcas tradicionais, que agora apostam na nova tecnologia para fazer as suas vendas.

Melhorias

A computação em nuvem possibilitou a democratização da tecnologia, dizem especialistas. Daí a vantagem de as marcas tradicionais aderirem a esta tecnologia para ampliarem os seus negócios.

A grande alternativa trazida pela computação em nuvem foi a queda da barreira existente para a venda de licenças, algo que prejudicava o comércio porque aumenta o valor de venda, traz problemas para a rentabilidade da empresa e ainda traz dificuldades no processo de migração para outra marca.

Agora os especialistas dizem que essa barreira caiu bastante e, por consequências, as empresas possuem uma liberdade maior para experimentarem e trabalharem com novas oportunidades de mercado.

Porém ainda existem obstáculos. O desafio para a tecnologia em nuvem atender este setor é atender as expectativas dos clientes. No caso do Brasil e de outros países da América Latina, isso significa ter contato com o cliente e oferecer um atendimento humanizado.

As empresas que oferecem essa tecnologia, no entanto, já estão se adaptando. Dados relativos ao cloud computing apontam que esta tecnologia deve movimentar, somente no Brasil, 300 milhões de dólares, o que representa um aumento de 70%.

Mesmo com esse crescimento vertiginoso, a tendência maior de uso da computação em nuvem ainda é do consumidor residencial, que, em quatro anos, deve responder por 80% do montante total movimentado pela tecnologia.

Assim, tanto empresas quanto consumidores podem se beneficiar da computação em nuvem, que vai trazer mais ofertas de produtos e serviços e uma facilidade ainda maior de compra e armazenamento de informações para o consumidor final.

Tags: