Conheça o Aurous, o Popcorn Time da música

Programa, que faz transmissão online e gratuita de músicas, promete causar polêmica e acirrar a disputa entre serviços como Deezer e Spotify

Dois desenvolvedores de Miami, nos Estados Unidos, estão à frente de um projeto que vem sendo chamado de “Popcorn Time da música”. Se você já conhece o Popcorn, sabe que se trata de um programa de streaming de filmes e séries alvo de polêmica. Acusado de pirataria, ele funciona como intermediário entre quem hospeda torrents e aqueles que os assistem por meio de transmissão online.

De fato, nem quem produz ou detém os direitos das obras recebe um centavo sequer dessas transmissões, mas os donos da ideia alegam não atuar ilegalmente por não serem a fonte do conteúdo da transmissão. Quem não gosta nada disso, claro, é a Netflix.

Hora de Spotify, Deezer e afins se preocuparem

Com o Aurous, a brecha chega, enfim, aos serviços de música. O programa, que pode ser baixado para Windows, Mac e Linux, funciona basicamente como o Popcorn Time, intermediando a transmissão de torrents, mas de música.

O programa parece bonito, fácil de usar e, como no caso do primo destinado a filmes e séries, não deve apresentar as restrições de acervo que os serviços tradicionais, pagos e legais, costumam ter por conta dos contratos de exclusividade e das limitações impostas por estúdios e produtoras concorrentes.

A iniciativa pode ser tentadora para a maioria dos usuários, mas é bom que seja encarada principalmente como um ponto de reflexão para que gravadoras e serviços pagos cheguem a um consenso sobre distribuição de conteúdo. Afinal, se grupos de desenvolvedores conseguem derrubar sozinhos as fronteiras dos grandes conglomerados do entretenimento, isso é um sinal de que algumas das práticas do mercado estão ultrapassadas.

Se não responderem a tempo, gravadoras, artistas, produtores e distribuidores sairão perdendo dessa guerra.

Ficou curioso? Visite o site do Aurous.

Tags: