Conheça Medium, a nova plataforma de textos

O Medium é uma plataforma que surgiu com a proposta de simplificar a escrita e divulgação de textos na internet. Já conhece?

Criado em 2012 pela Obvious, empresa de Evan Williams e Biz Stone, criadores do Twitter e do Blogger, o Medium surgiu com a proposta de simplificar a escrita e divulgação de textos na internet.

Escreva e publique seu texto no Medium

É preciso ter conta no Twitter para se cadastrar. Uma vez cadastrado no Medium, o usuário pode escrever textos e publicá-los dentro da plataforma, utilizando o sistema Android, em um layout simples e de fácil entendimento. O conteúdo pode ser agrupado por categorias (collections). Desta maneira, o que o usuário terminou de escrever pode ser recomendado como leitura complementar em outros textos de mesmo assunto. Ao final de cada texto seu publicado no Medium, há três sugestões relacionadas, não necessariamente também seus.

Leia textos inéditos no Medium

Por ser uma ferramenta de trabalho prazerosa, o Medium se tornou uma espécie de objeto fetiche para diversos escritores. No ano passado, o Medium publicou textos do biógrafo Walter Isaacson, da escritora Emily Gould, do jornalista Ben Smith, do empresário Elon Musk, entre outros. Alguns até foram remunerados. A maioria das postagens diárias (entre 1 mil e 1,2 mil) provém de amadores.

Como na versão web, o aplicativo móvel também exibe uma estimativa de tempo que cada texto leva para ser lido. Caso você perca o interesse, basta deslizar para o lado e procurar outra história. O Medium oferece opções de compartilhamento via Twitter, Facebook e e-mail.