pessoa olha para a câmera close up olho

O que é eyeborg? Ciência e tecnologia criam o olho eletrônico

Veja como um cientista desenvolveu, utilizando a tecnologia, criar um olho eletrônico para ajudar pessoas com problemas visuais.

Ciência e tecnologia andam de mãos dadas e surpreendem mais uma vez. Um projeto denominado Eyeborg pretende inserir uma micro câmera no interior de uma prótese ocular.

Rob Spence é um cineasta que sofreu um acidente, ao atirar como uma espingarda próximo ao seu olho. Em vez de colocar um tampão ou um olho de vidro ele resolveu recorrer à tecnologia para não perder totalmente a visão do seu olho.

A câmera dentro do seu olho é um dispositivo independente, com circuitos ligados a uma bateria e um transmissor que permite a Rob reconhecer a cor dos objetos próximos e que não estão no campo de visão do outro olho. 

Nota-se que o design da câmera não foi uma tarefa fácil, especialmente porque eu tinha que responder às demandas de miniaturização e estética. O componente tem 9 milímetros de espessura, 30 mm de comprimento por 28 mm de altura. O componente é capaz de criar uma memória artificial, armazenando os dados que captura em um computador. 

Tags: