Conheça a solução Big Data que ajudou Alemanha a ganhar a Copa

No Brasil, a iniciativa SAP Match Insights já está na mira do time do Rio Grande do Sul, o Grêmio. Será que ele leva o Brasileirão?

Tetracampeã de futebol no Brasil, a Alemanha não contou apenas com a ajuda de craques como Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Götze, Müller, Klose e outros. A equipe comandada pelo técnico Joaquim Löw teve o auxílio de uma big data para passar por cima dos adversários: a solução SAP Match Insights, resultado de um projeto entre as empresas SAP e DFB.

O programa permite ao time e à comissão técnica a análise de todos os dados de treinamentos e jogos, o que ajudou na evolução da equipe dentro da própria competição.

O aplicativo, que roda na plataforma de computação em memória SAP HANA, possibilita o processamento de um volume enorme de dados para buscar e avaliar situações importantes de jogo, visando a melhorar o desempenho de cada atleta e da equipe.

O SAP Match Insights traz uma interface de usuário simples, que pode ser utilizada por jogadores e pela comissão técnica para facilitar um diálogo mais interativo e preparar a equipe para os jogos seguintes.

“O envolvimento da SAP transformou a experiência de futebol de técnicos, jogadores, torcedores e imprensa”, diz Oliver Bierhoff, embaixador da marca SAP e gerente da seleção alemã.

Bierhoff explicou melhor como a comissão técnica faz uso da SAP: “Imagine que, em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados. A plataforma SAP HANA processa tudo isso em tempo real. Com a SAP, a equipe consegue analisar esse volume imenso de dados e personalizar o treinamento, preparando a seleção para seu próximo jogo. Hoje, todos os times buscam formas inovadoras para se diferenciar de seus rivais. Estamos representando uma das grandes seleções do mundo. O compromisso da DFB é oferecer ao time alemão a melhor tecnologia para aprimorar seu desempenho, e a SAP atende perfeitamente a essa necessidade”, comentou Bierhoff, ainda durante o Mundial.

Os dados também são muito úteis para a imprensa, porque possibilitam comentários fundamentados. “O big data é um recurso de enorme valor para técnicos e jogadores em termos de contextualização das informações e de tomada de decisões embasadas para otimização de treinamentos e táticas”, conta Fadi Naoum, vice-presidente sênior da área de aplicativos e inovação em esportes e entretenimento da SAP AG.

Ele vibra com a possibilidade de estar auxiliando mais do que um time de futebol: “Este é o momento perfeito para colocar essas informações à disposição do jornalismo esportivo e também dos torcedores”.

Em 2013, a SAP e a DFB anunciaram uma parceria para melhorar os processos de negócios da Federação. Recentemente, essa parceria expandiu-se para co-inovação em soluções de software, visando a melhorar o desempenho da seleção alemã em campo. O SAP Match Insights é o primeiro projeto desse tipo. Anteriormente, a DFB já implementara, com sucesso, a solução SAP CRM e também o software SAP Event Ticketing, ambos rodando em nuvem e na plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA.

“O mundo dos esportes está mudando com as novas tecnologias e inovando em diversas áreas, como experiência dos torcedores, monitoramento do desempenho dos jogadores, gerenciamento de equipe, operações de ticket e vendas”, disse Stefan Wagner, diretor do SAP Labs no Brasil.

Ele mostra otimismo em relação ao futuro: “A DFB está bem preparada para aproveitar a transformação que acontece no setor. Com as soluções da SAP, temos as ferramentas perfeitas para encarar essa transformação com sucesso”.

Tags: