David Bowie, a estrela do rock e da internet

David Bowie, um dos primeiros a utilizar a internet e uma lenda da música e das artes, perdeu a luta contra o câncer no último dia 10 de janeiro.

Aos 69 anos, a lenda faleceu vítima de câncer, como foi anunciada sua morte na manhã de 10 de janeiro de 2016 às 07h30min (pelas contas oficiais do Facebook e do Twitter).  David Bowie nos deixou rodeado pela família, depois de uma corajosa luta de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos de nós compartíamos a perda deste ícone, a família rogava por respeito a sua privacidade neste período tão doloroso.

No seu mais recente disco “Blackstar”, o cantor parecia estar se despedindo; a quem diga também que a sua partida, dois dias depois de completar 69 anos é mais um sinal da sua eternidade, representada pelo número 69.

 

January 10 2016 – David Bowie died peacefully today surrounded by his family after a courageous 18 month battle with…

Posted by David Bowie on domingo, 10 de enero de 2016

 

A morte de Bowie deixará um vazio na indústria da música e também no campo das artes cênicas,  muito embora exista uma faceta pouco conhecida do “camaleão” – a tecnología – Bowie tinha uma visão muito futurista para sua época, tanto que já nos anos 90 declarou:  se eu tivesse ainda 19 anos, deixaria a música um pouco de lado e partiria direto para a internet. Logo depois, lançou seu próprio provedor de serviços de internet com o nome de BowieNet no ano de 1998.

BowieNet era um serviço como Axel, Izzi Telecom ou a nossa Net, com o diferencial de estar totalmente focado nos seus fãs. Ao entrar na página, havia acesso a fotos, vídeos e entrevistas, assim como a uma biografia, uma comunidade para fãs, chats, blogs e um feed de notícias. Além de tudo isso, a plataforma também era usada para o lançamento de canções e vídeo clips inéditos do artista.

“Queria criar um espaço onde não só os meus fãs mas todos os amantes da música se encontrassem, uma mesma comunidade”, disse David Bowie na apresentação do BowieNet. Um único lugar para acessar milhares de arquivos com informações diversas sobre música, expor opiniões e intercambiar ideias.

Toda essa curiosidade para explorar e inovar começou em 1996, quando David se tornou o primeiro artista a distribuir uma canção –Telling Lies– exclusivamente pela internet, conseguindo nada mais, nada menos que 300.000 downloads. Um ano depois, 1997, transmitiu pela internet um concerto da turnê Earthling, experiência que não teve tanto êxito, visto que os servidores pararam por conta do elevado número de acessos.