Aprenda como desativar permanentemente seu perfil no Facebook

Montamos um tutorial para que você possa excluir permanentemente seu perfil na rede social Facebook, sem que ele retenha qualquer dado seu. Confira!

   

Você sabia que mesmo após a exclusão de um perfil o Facebook armazena as informações e permite que você volte o perfil a hora que quiser bastando logar novamente? Pois é, essa apropriação de dados do Facebook desagrada muita gente, por isso que a rede social tem uma opção de exclusão definitiva. Vale ressaltar que, ao deletar a conta no Facebook permanentemente, não há como voltar para a rede social após o período de 14 dias. Por isso, tenha certeza que a decisão é certa e que você não deve se arrepender da escolha tão cedo.

Passo 1. Caso queira desativar a conta, faça login no Facebook e acesse a página de perfil.

Passo 2.  No canto superior direito, clique na seta para abrir as opções e acesse "Configurações da conta".

Passo 3.  Em "Configurações da conta", acesse o Menu Geral. No final do box existe a opção "Baixe uma cópia dos seus dados no Facebook". Usar essa opção é importante, caso queira salvar itens como álbuns criados por você e alguns contatos. Porém, o procedimento dependerá da configuração de privacidade de seus amigos.

Passo 4. Caso tenha optado por salvar os dados antes de desativar o Facebook, clique na opção "Abrir meu arquivo". O sistema pedirá que faça login e insira a senha novamente para concluir o processo.

Passo 5. Uma mensagem diz que você receberá por e-mail a confirmação de que o arquivo está pronto para download, com o link para baixá-lo. Atenção: isso pode demorar algumas horas, dependendo da quantidade de fotos e vídeos de seu perfil. Só prossiga com a exclusão da conta depois de baixar seu arquivo. Caso contrário, vai perder álbuns e contatos.

 

Passo 6. Agora, retorne ao procedimento para desativar seu Facebook. Ainda em "Configurações da conta", acesse "Segurança". No final das opções, clique em "Desativar sua conta". Ao clicar nessa opção você não apaga imediatamente o perfil. Ao desativar a conta, as pessoas do Facebook não poderão achá-lo via pesquisa. No entanto, algumas de suas informações são salvas pela empresa, caso queira reativar o perfil futuramente.

 

Passo 7. Na janela que se abre, o Facebook avisa que desativar o perfil na rede social vai remover nome e foto de compartilhamentos feitos, mas algumas informações ainda podem ficar visíveis. Logo após, o Facebook mostra perfis de amigos que "sentirão a sua falta" se você desativar a conta da rede social.

 

Passo 8. Escolha um dos motivos pelos quais você decidiu desativar a conta no Facebook. Se o motivo não estiver listado, descreva-o na caixa em branco. 

 

Passo 9. Mesmo com sua conta congelada, seus amigos ainda poderão enviar convites ou marcá-lo em fotos – essas ações são notificadas por e-mail. Se não quer receber mais e-mails da rede social, marque a opção acima. Depois, caso seja desenvolvedor de algum aplicativo no Facebook, se quiser pode apagá-lo junto com seu perfil.

Passo 10. Para confirmar a desativação da conta, digite a senha. Em seguida, digite o texto captcha que aparece (essa segunda confirmação impede que a conta seja excluída por máquinas infectadas por códigos maliciosos).

Pronto! A conta está desativada. O Facebook permite, em caso de arrependimento, que você reative a conta com os mesmos e-mail de login e senha. Ao tentar retornar, encontrará sua conta com algumas informações originais salvas.

Quer apagar totalmente a conta sem chance de recuperar as informações, em caso de arrependimento? Se quiser mesmo excluir permanentemente seu perfil, é necessário acessar este link.

Nesse caso, dados como álbuns, vídeos e outros itens compartilhados na conta antiga não estarão lá se você quiser voltar.  Em seguida, para confirmar a exclusão definitiva, digite a senha e confirme a palavra que aparecerá no captcha.

Pronto! 

Tags: