geek action figure

Conheça 15 termos mais famosos do dicionário Geek

Ser nerd agora é passado, agora a moda é ser geek. O nome não tem mais conotação negativa e muita gente gosta de ser chamado assim.

Desde os anos 70, o termo “nerd” era visto de forma pejorativa e se referia àquelas pessoas ligadas ao misterioso mundo da informática, que eram antissociais ou que tinham dificuldades para ter uma vida social ativa. No Brasil, o termo “geek” também se tornou popular.

No entanto, de alguns anos para cá a conotação negativa foi se perdendo. Isto aconteceu após a popularização da internet e de produtos tecnológicos, o que fez de pessoas como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Larry Page personagens populares e suas empresas as mais valiosas do mundo.

Por isso, conhecer alguns termos usados pelos “nerds” ou “geeks” pode tornar você uma pessoa mais popular. Selecionamos termos que talvez você não conheça o significado:

Startup: Empresas de tecnologia que estão começando suas atividades e que possuem um grande potencial de crescimento.

Investidor-anjo: empresários que investem em uma startup financeiramente ou oferecendo consultoria contábil ou jurídica em troca de participação no negócio.

Pre-seed: Investimento inicial de baixo valor efetuado pelo investidor-anjo em uma startup.

Newbie: Pessoa que está começando no mundo da tecnologia e informática, principalmente em atividade online.

Speed networking: Situação na qual empreendedores têm apenas três minutos para apresentar sua ideia ao investidor.

Gadget: Qualquer dispositivo tecnológico. Pode ser um celular, tablet ou outro aparelho.

Benchmark: Testes de desempenho realizados em dispositivos como celular. A partir da pontuação obtida por cada dispositivo são feitos gráficos e comparações entre eles.

VoIP: Serviço de telefonia via internet com custos inferiores ao de uma ligação telefônica tradicional.

RSS: Tecnologia que possibilita o internauta se inscrever em blogs ou sites de notícias para visualizar novas notícias e posts sem precisar abrir a página.

Live stream: transmissão de vídeos ou áudio em tempo real pela internet.

P2P: Abreviação de “peer-to-peer” (par-a-par, em português). É um formato de rede de computadores. Sua principal utilização é no compartilhamento de arquivos, o que impulsionou a troca de músicas, filmes, programas e jogos pela internet.

Cracker: Pessoas que usam seu conhecimento em informática para invadir computadores alheios para obter informações e dados pessoais. O termo foi criado pelos hackers que queriam se diferenciar das pessoas que invadem computadores para causar prejuízos.

Kernel: Núcleo do Sistema Operacional.

Malware: Programas que infectam computadores para roubar ou destruir dados. Cavalo de troia (Trojan), spyware e vírus são exemplos de malware. É a abreviação do termo “Malicious Software”.

Botnet: Rede de computador infectado por um malware que tem a capacidade de controlar e usar outros computadores como robôs para espalhar o malware.

Tags: