Dicionário de performance e rendimento do seu Android

Muitas vezes buscamos tutoriais na Internet com o objetivo de realizar alterações em smartphones e tablets, seguindo à risca as indicações, mesmo sem entender muito bem o que […]

Muitas vezes buscamos tutoriais na Internet com o objetivo de realizar alterações em smartphones e tablets, seguindo à risca as indicações, mesmo sem entender muito bem o que está sendo modificado para que o dispositivo funcione melhor.

A cada nova versão, o sistema operacional Android roda melhor, tem menos erros e apresenta rendimento superior às versões anteriores, o que não elimina a possibilidade de você incrementar a performance do seu dispositivo, promovendo mudanças nas configurações dos aparelhos.

Conhecer alguns conceitos irá trazer maior segurança e conforto para você na tarefa de preparar seu celular ou tablet para que apresentem melhor performance e rendimento. Não se trata de adquirir conhecimento profundo, mas a lista abaixo irá te auxiliar a entender o que realmente está fazendo nos seus dispositivos.

/boot

Partição do sistema que contém toda informação necessária para o funcionamento do celular ou tablet, sem ela, o dispositivo não seria capaz de funcionar. Aí se encontram o Bootloader (independente do sistema principal e encarregado pela coordenação geral para funcionamento de qualquer Android, verificando se o sistema está OK e, normalmente, vem bloqueado de fábrica, o que impede sua alteração) e o Kernel Linux (gerencia os recursos do sistema, permitindo que APPs façam uso dele).

A cada nova instalação, os dados dessa partição são modificados, permitindo o uso dos softwares instalados no acionamento do gadget.

/system

É onde estão efetivamente o sistema operacional e os aplicativos. Se esta partição é danificada ou apagamos algo que está nela, o dispositivo não ligará. Para contornar o problema, você deverá acessar o /recovery e, dali, instalar uma nova versão do sistema operacional para que o aparelho volte a funcionar.

 /misc

Contêm dados muito importantes da configuração do aparelho. Mantenha-se longe desta partição, pois representa grande perigo.

/recovery

Esta partição é utilizada para realizar tarefas avançadas no seu Android. Serve para apagar dados do dispositivo, instalar uma atualização e até mesmo um novo software. É em si uma porta alternativa para executar alterações, fundamental para qualquer aparelho Android.

/cache

São os arquivos temporários utilizados para melhorar o rendimento do seu Android. Ao invés de carrega-los a cada ação, estes são guardados para conferir maior agilidade de realização de tarefas no seu celular e tablet. Podem ser apagados sem problemas, já que são gerados de acordo com o uso do dispositivo.

/data

É o armazenamento em si. É por meio dela que sabemos quanto espaço de disco está ocupado ou livre no celular e tablet. Aqui estão os aplicativos baixados, contatos de telefone, e-mail etc. Pode ser apagada, fazendo com que o aparelho volte ao estado original de fábrica.

Agora você já sabe por onde trafega quando explora sozinho seu aparelho Android. Com isso, esperamos contribuir para que você possa entender melhor da tecnologia complexa que tem em mãos.

Tags: