Conheça as principais licenças utilizadas em código aberto

Você pode até não saber o que existe por trás daqueles símbolos, mas com certeza já se deparou com eles. Aprenda a identificar as licenças dos softwares.

Os softwares utilizam diferentes licenças para determinar quais são os direitos e deveres dos usuários e dos desenvolvedores que quiserem trabalhar nele e criar algo por cima. E você, conhece essas licenças?

Você pode até não saber a diferença ou o que elas significam, mas com certeza já ouviu falar ou já viu seus símbolos em alguns lugares. Aprenda a diferença entre elas e entenda o que é permitido.

O que é Copyright

Ele se refere aos direitos de reprodução da obra licenciada por ele. Essa licença inclui obras literárias, artísticas e científicas. Com ela, somente o criador do material tem direito de reprodução, criação de derivados, distribuição e exibição.

Essa licença dura a vida do autor e mais 70 anos após a morte do mesmo. Depois desse tempo, a obra vira domínio público.

Se você quiser usar uma obra que está sob essa licença, saiba que é permitido utilizar trechos, mas não a obra inteira e é obrigatório citar a fonte. Você também pode obter a autorização do autor.

O que é Copycenter ou domínio público

Essa licença é conhecida como uma licença permissiva. Isso se deve ao fato dela permitir qualquer utilização da obra. A única regra é citar os autores da obra original. Ela pode ser aplicada a obras culturais, de informação ou de tecnologia de livre uso comercial.

No Brasil existe o site Domínio Público com diversos materiais nacionais sob essa licença à disposição do público.

copycenter

O que é Copyleft

O Copyleft é o contrário de Copyright. Seu nome em português quer dizer “esquerda”, sendo um trocadilho por ser uma licença totalmente oposta. Ela libera a utilização, difusão e modificação da obra tendo como única regra que essas liberdades sejam mantidas nas derivações.

Também permite a venda, desde que qualquer pessoa possa fazer a distribuição não comercial. É muito utilizada na área de informática para que o software seja melhorado pela comunidade de desenvolvedores.

Tags: