Entenda a tecnologia utilizada nas telas dos eletrônicos

Fizemos uma relação das tecnologias mais conhecidas no mercado para que você escolha a melhor tela para seu dia a dia.

Há alguns anos a escolha de telas era feita pelo mercado que oferecia a tecnologia mais barata. Com o avanço da indústria, hoje as pessoas podem ter acesso a produtos de ponta e optar pela que mais se adapte a seu perfil de utilização.

Atualmente temos tecnologias de telas e monitores que permitem a interação por meio de toque e ainda as que dão a impressão de estarmos diante da cena ao invés do monitor.

A Samsung lançou na Coreia do Sul um modelo de celular com a tela em curva. O primeiro aparelho do mundo nasce sob as bênçãos do avanço da tecnologia OLED, que permitiu esta flexibilidade da tela do aparelho.

Abaixo uma relação das tecnologias mais conhecidas no mercado para que você escolha a melhor tela para seu dia a dia.

LCD (Liquid Cristal Display)

É uma tecnologia muito popular que é utilizada na maioria dos celulares e tablets de alto e baixo desempenho. Por possuir menos brilho, as telas em LCD têm seu melhor desempenho em ambientes mais claros.

Como utiliza um painel de cores, sempre acesas, a tecnologia LCD consome mais energia que as outras. Em contrapartida possui uma grande durabilidade e resiste mais à passagem do tempo.

LED (Light Emitting Diode)

Utiliza vários diodos emissores de luz por trás de um painel de LCD, proporcionando melhor contraste da imagem. A iluminação traseira feita por eletroluminescência proporciona tons de preto mais naturais e controla a intensidade de luz por região da tela, propiciando assim uma maior economia de energia.

OLED (Organic Light-Emitting Diode)

Trata-se de uma camada flexível de diodos orgânicos entre telas que responde com emissão de luz a estímulos vindos de correntes elétricas baixíssimas, sem a necessidade de nenhum outro estímulo elétrico para reproduzir o preto nas imagens.

Dessa forma trata a cor como ausência de luz, proporcionando ainda mais economia de energia que o LED e aumentando as taxas de transmissão. A grande diferença negativa é no tempo de saturação das cores e vida útil do produto, que é menor.

AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou em português Matriz-Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz)

A tecnologia AMOLED é uma evolução da tecnologia OLED. A diferença entre as duas tecnologias é que a AMOLED utiliza uma quarta camada convencional chamada TFT (Thin Film Transistor), que é responsável pelo acionamento independente dos pixels através de transistores aplicados diretamente.

Super AMOLED

Tecnologia desenvolvida pela Samsung que se difere das demais pela união da camada responsável pela integração dos toques diretamente na tela dos aparelhos. Isso possibilita displays mais finos e melhor trâmite de luz nos pixels. Consequentemente, exibe cores mais naturais, mais vivas.

Retina Display

Desenvolvida e patenteada pela Apple, esta tecnologia é frequentemente usada no iPhone. Utiliza pixels com 78 micrômetros de largura, proporcionando que sejam colocados mais pixels na tela do aparelho e ocasionando melhor resolução, nitidez de imagens e melhor contraste.

IPS (In-Plane Switching)

Podemos afirmar que foi a inovação que redesenhou as telas de tecnologia LCD. A principal diferença está no alinhamento dos cristais líquidos horizontais, que permite que o sistema chegue a taxas de atualização de até 240Hz, contra os 60Hz e 75Hz da LCD, garantindo uma melhor qualidade de imagem.

Entendidas as diferenças, agora só nos resta desejar boa escolha!

Tags: