Direcionando os novos testes dos profissionais de QA

Os profissionais de QA são desafiados a desenvolver ainda mais seus processos e oferecer melhores produtos e serviços aos usuários.

Assim como outras áreas profissionais, os especialistas de QA continuamente são desafiados a desenvolver ainda mais seus processos para obter resultados melhores para às empresas e usuários. Nesse contexto, especialistas em desenvolvimento de softwares fizeram um Manifesto dos Testes, que chamou à atenção nas redes sociais, especialmente no Twitter.

A declaração de Samantha Laing e Karen Greaves considera vários aspectos que, segundo alguns conhecedores, representa muito bem como os profissionais de QA devem direcionar seus testes. Numa tradução livre, o manifesto indica:

-Testar por todas as etapas VS no final.
– Prevenir bug VS encontrar bugs.
– Testar o entendimento VS checar funcionalidades.
– Construir o melhor sistema VS quebrar o sistema.
– Time responsável pela qualidade VS responsabilidades dos testadores.

manifiesto de los test

 

Esses pontos são importantes para os especialistas que tentam se destacar entre os demais da sua área, resumindo de uma maneira concisa aspectos importantes e representativos dessa área.

Um bom profissional de QA identifica não só erros do produto ou serviço, ele previne bugs desde o início até o final do processo que possam afetar aos usuários. Além disso, deve construir melhores sistemas sendo parte, cada vez mais ressaltante, dos projetos que o time de desenvolvimento pode adotar. Por isso deve conhecer linguagens de programação, códigos, entre outros.

Além disso, há outros conhecedores que acrescentam novos itens nessa lista, como o bloguer José Carréra, que comenta a importância da automação dos testes, que é realizado por uma máquina tendo maior consistência que o teste manual, realizado por humanos.

Aqui alguns pontos que o teste automatizado garante aos profissionais de QA:

– Reproduzir bug encontrados e localizar com agilidade o comando que gerou o resultado.
– Acelerar o resultado dos testes ao diminuir o tempo de entrada e verificação da hipótese.
– Testar simultaneamente o software ou App em diferentes plataformas, dispositivos ou navegadores.

No entanto, outros especialistas consideram que a automatização dos testes também tem suas desvantagens. Por isso, te convidamos a ler este post onde aprofundamos sobre esse ponto em especial.