Download ilegal de séries: Brasil é o que mais pirateia

Em todo o mundo nós somos o país que mais consome série via torrent e P2P, ou seja, de forma ilegal. Veja as séries que são baixadas e os países que nos seguem

Você faz parte do grupo que baixa músicas, vídeos e séries pela internet sem pagar nada por isso? Então você participa do rombo nos cofres da indústria de entretenimento. De acordo com um relatório da Tru Optik a indústria da TV perdeu 18.14 bilhões de dólares, em 2014. Isso se deve aos compartilhamentos e downloads ilegais via BitTorrent e outros P2P (peer to peer).

Entre as séries mais pirateadas está em primeiro lugar Breaking Bad, em disparada, seguida por Game os Thrones e The Walking Dead. No gráfico abaixo você pode ver todas elas e quanto os produtores de TV perderam com cada uma (números de 2014).

Segundo outro relatório, dessa vez divulgado pela revista Variety compilado pela firma Excipio, o Brasil é o país que mais consome esse tipo de pirataria. Para chegar a isso foram rastreados download de diversas séries por torrente e P2P.

O método de rastreamento não foi divulgado, mas se for como os demais da Excipio, os números são estimativas bastante precisas. Os Top 3 países que pirateiam são:

  • Brasil – 28,4 milhões
  • Rússia – 28,1 milhões
  • Índia – 16 milhões

2015

O Brasil não para de surgir nos dados de pirataria de séries. Este ano, antes da aclamada série Game of Thrones ter a 5ª temporada lançada na TV nacional, mais de 7 milhões de episódios da primeira até a quarta temporada foram baixados entre fevereiro e abril.

Esse número representa um aumento de 45% em relação ao ano passado, que teve 4,9 milhões de donwloads. Seguindo esse ritmo, podemos aguardar o Brasil no topo dos relatórios anuais de 2016 sobre pirataria de séries.

Tags: