E-commerce: é seguro fazer compras pelo celular?

Quer saber se é confiável fazer compras pelo seu celular? Nós esclarecemos

Você costuma fazer compras online pelo seu celular? Pode parecer um pouco estranho para quem é acostumado, mas a grande parte dos usuários de smartphone no Brasil ainda tem medo de confiar suas informações bancárias a aplicativos mobile.

Por isso, tire de uma vez por todas as dúvidas de segurança sobre compras pelos seu aparelho móvel com as dicas dos especialistas em segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil.

Leia também: Roubo de dados cresce 2.100% no Brasil em um ano

Site confiáveis

Assim como no computador, o site em que você acessa para realizar compras também é o principal indicador de um negócio confiável ou não. Opte sempre por sites que comecem com a URL com “https”, já que indica que o endereço irá proteger a privacidade e integridade dos dados trocados. O uso de antivírus no seu celular também é uma boa pedida para descobrir se o site que você está acessando é verdadeiro ou não.

Aplicativos oficiais

Na dúvida, a forma mais segura de realizar compras via mobile é por meio dos aplicativos oficiais das lojas e produtos. Eles estão hospedados em lojas como a Google Play Store e a App Store e já passaram pelo processo de verificação de segurança das lojas, garantindo uma maior confiabilidade.

Cartão de crédito é mais perigoso?

Se o vendedor for malicioso e está apenas tirando dinheiro seu, tanto o cartão de crédito quando o boleto irão prejudicar o seu bolso. A diferença, porém, está justamente na capacidade que ele terá de realizar outras compras caso você passe todas as informações do seu cartão de crédito. Ainda assim, a melhor maneira de evitar que isso ocorra é checar a procedência do vendedor/site.

Tags: