É muito fácil! Dicas simples para garantir que os seus dados nunca se percam

Proteger os arquivos do seu computador parece ser um trabalho em tempo integral. Cada arquivo precisa de um backup. Vírus podem invadir o seu disco rígido. Softwares maliciosos […]

Proteger os arquivos do seu computador parece ser um trabalho em tempo integral. Cada arquivo precisa de um backup. Vírus podem invadir o seu disco rígido. Softwares maliciosos podem roubar a sua identidade. Como você pode proteger seus dados preciosos? Quanto tempo é necessário? Você pode realmente descobrir como fazer isso sozinho? Se você pagar a alguém para fazer isso por você, quanto isso vai custar?

É tentador simplesmente deixar para lá e arriscar que nada de ruim vai acontecer. Isso seria um erro, pois a triste verdade é que seus dados correm risco devido a uma série de perigos todos os dias. Mas há diversas coisas simples que você pode fazer para tornar os dados do seu computador mais seguros, tanto faz se você tem um PC ou um Mac.

1) Seja proativo. Prevenir é sempre mais fácil do que remediar. Instale um software que bloqueie o download automático de programas mal-intencionados (malware) no seu disco rígido. A Psafe oferece o PSafe Web, navegador seguro, e o PSafe Suite, pacote completo de segurança digital.

2) Instale um bom programa antivírus que bloqueie vírus, que podem destruir seus dados, e spyware, que degradam o desempenho. Cuidado com o download de software antivírus "gratuito", pois muitas vezes esse é um disfarce usado por hackers para obter acesso aos seus dados. Busque fontes confiáveis.

3) Certifique-se de ativar o firewall que vem com o seu computador e assegure que o seu roteador de Internet também tenha um firewall ativo. Muitos vírus entram em um sistema através do roteador, e não do próprio computador.

4) Cuidado com os links que estão contidos em e-mails, especialmente se você não tem certeza de que o remetente é uma fonte confiável. Um link de e-mail pode levá-lo a um site falso que instala um malware secretamente.

5) Evite sites que disparam avisos de segurança no seu navegador. Instale um software de proteção que permita pesquisar e navegar com segurança.

6) Faça o download e instale todas as atualizações de software prontamente.

7) Use senhas fortes. Inclua uma letra maiúscula, um número ou símbolo. Nunca use coisas óbvias, como o seu endereço ou data de nascimento.

8) Antes de enviar informações pessoais a um site, certifique-se de que o site é seguro. Ele deve ter um pequeno cadeado ou outro símbolo na barra de tarefas do navegador.

9) Faça backup regularmente dos arquivos importantes em um disco rígido externo ou na nuvem (um servidor em outro local que armazena seus dados em uma conta registrada).

10) Se você usar a nuvem, certifique-se de escolher uma empresa respeitável que seja transparente quanto as proteções de segurança.

Você pode implementar rapidamente a maioria das proteções listadas aqui instalando um pacote de software de qualidade. Com o PSafe Suite e um pouco de cautela, seus dados estarão seguros e você poderá ficar tranquilo.

 

Tags: