Usar tecnologia em nuvem é seguro?

Saiba como utilizar a tecnologia em nuvem para armazenar seus arquivos com privacidade e segurança. Esse post esclarece suas dúvidas.

A tecnologia em nuvem é relativamente recente e muita gente tem receio ao utilizar. Outros acham que o sistema não é muito seguro e que os arquivos podem ser colocados em risco. Será que isso tudo é verdade ou é apenas medo de quem não conhece o cloud computing?

Futuro da tecnologia em nuvem

Todo serviço ou dispositivo eletrônico corre o risco de falhar. Mas, dentre as tecnologias utilizadas, a do cloud computing com certeza é uma das mais seguras. E o processo de utilização desta tecnologia em nuvem estará presente no futuro. Ou seja, querer negar a existência do serviço é apenas adiar o uso desta tecnologia.

Atualmente, estudos da empresa de consultoria IDC indicam que as empresas do Brasil devem investir 257 milhões de dólares somente este ano na tecnologia em nuvem. O crescimento deverá ser de aproximadamente 74% ao ano. Já em 2015, o investimento das empresas deve atingir os 798 milhões de dólares.

Quais são as vantagens de usar cloud computing?

Tudo isso é influenciado pelas vantagens do cloud computing, que vão desde menos custos para as operações das empresas, facilidade no gerenciamento do negócio e implementação de recursos de forma mais rápida.

Para o consumidor residencial, as vantagens de usar tecnologia em nuvem estão em manter backups dos arquivos a custo baixo (dependendo do plano, totalmente de graça), evitando a perda de documentos e projetos importantes para a vida acadêmica, profissional ou até mesmo pessoal.

Mensure o melhor serviço de tecnologia em nuvem

No entanto, o que deve ser observado antes de se optar por um serviço que coloca seus arquivos em nuvem? Um dos itens principais é ter um serviço baseado numa empresa de qualidade, como a PSafe.

O PSafe LockBox mantém os arquivos em nuvem, confidenciais, íntegros e disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta forma, o usuário pode ter acesso aos seus dados, mas assegurando que a sua privacidade está mantida, já que ele apenas compartilha o documento com as pessoas que preferir.

Preze pela segurança digital

Além disso, outro item que o usuário deve levar em consideração ao utilizar o cloud computing é a segurança digital dos seus documentos. Por isso, manter o firewall e o antivírus sempre funcionando é essencial. Esta atitude evita ataques de pragas digitais e também possíveis imprevistos.

Com estes esclarecimentos, você pode utilizar o serviço de tecnologia em nuvem sem medo. Seus documentos serão guardados com cuidado e você terá muitos benefícios ao decidir adotar este serviço.

Tags: