É seguro pagar contas pelo celular?

Hoje em dia, ir ao banco virou coisa do passado. Mas será que é seguro pagar contas pelo celular? Descubra agora!

Você já parou para pensar em quantas soluções o avanço da internet trouxe para o cotidiano? Hoje em dia, por exemplo, é muito comum que as pessoas prefiram realizar transações bancárias online, sem a necessidade de deslocamento e a demora em bancos. No mundo digital, tudo (ou quase tudo) pode ser resolvido com apenas um clique. Porém, essa facilidade pode te deixar vulnerável a diversos tipos de golpes e ataques. Descubra agora se é seguro pagar contas pelo celular e confira dicas de especialistas para se manter protegido.

É seguro pagar contas pelo celular?

Na atualidade, existem diversas formas de pagamento online disponíveis. Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – os portais oficiais dos bancos, também conhecidos como “internet banking” possuem ferramentas para garantir a segurança das transações realizadas, dupla autenticação, teclados virtuais e criptografia. “Contudo, apesar desses mecanismos de segurança, os sites bancários também podem sofrer com a ação de cibercriminosos, que, muitas vezes, geram brechas e deixam os usuários vulneráveis a golpes e roubo de identidade”, explica Simoni.

Por que o celular é um alvo?

Além dos sites bancários, Simoni lembra que os usuários precisam cuidar da segurança do seu próprio telefone. Para um hacker, é muito mais fácil invadir e infectar um celular do que uma página bancária, já que a segurança é relativamente mais complexa e difícil de invadir. Páginas e apps falsos de banco ou phishing bancário, por exemplo, estão entre as principais armadilhas criadas para enganar os usuários.

Como o phishing bancário funciona?

No Relatório da Segurança Digital no Brasil, divulgado pelo dfndr lab, o phishing bancário foi a quarta categoria de ataque via links maliciosos mais detectada em 2018. Para aumentar a eficácia do phishing, os cibercriminosos fazem uso da engenharia social, que consiste em uma estratégia para convencer e incentivar o usuário a fazer uma certa ação.

Leia mais: Engenharia social é o método mais usado por hackers para enganar pessoas

O phishing bancário começa a partir da criação de uma página ou app falso quase idêntico à versão oficial da instituição bancária. Após o usuário fornecer seus dados como número de conta, tokens e senhas, é comum que apareça um alerta de conexão fraca ou travamento, fazendo com que a vítima recarregue a página sem perceber que o ataque já foi realizado.

Como posso me proteger?

Para saber como não se tornar mais uma vítima, confira as dicas selecionadas pelos especialistas do dfndr lab sobre como pagar contas pelo celular com segurança.

Cuidado com as mensagens recebidas
Nenhum banco legítimo irá se comunicar com você via SMS, notificação ou e-mail. Muitos criminosos mandam mensagens fraudulentas para enganar os usuários, portanto, não forneça número de cartão de crédito, senhas de conta ou quaisquer informações bancárias. Ao receber esse tipo de mensagem, ignore imediatamente e, se possível, entre em contato com o seu banco para confirmar se está tudo em ordem. Além disso, não clique em links enviados por remetentes desconhecidos – na dúvida, você pode checar se ele é seguro ou não em um detector confiável.

Dê preferência à redes confiáveis
Ao se conectar a uma rede Wi-Fi aberta desconhecida, você se torna vulnerável, pois existe a possibilidade da conexão estar comprometida. Isso significa que ao realizar pagamentos online, golpistas que compartilham a rede com você conseguem monitorar ou até mesmo captar suas informações bancárias, permitindo a aplicação do golpe. “Dê preferência à redes privadas, como a de sua casa ou do trabalho. Se for realmente necessário gerenciar algum sistema de pagamento online fora de casa, considere utilizar um bom aplicativo de VPN para seu celular, garantindo uma navegação anônima e segura”, explica Simoni.

Verifique os apps que você baixa
Existe uma variedade de malwares disfarçados de aplicativos bancários que são idênticos aos oficiais, criados especialmente para enganar usuários. “Dessa forma, a vítima fornece dados confidenciais para um sistema que acredita ser confiável, quando na verdade estão sendo recebidos por um criminoso. Por isso, é essencial conferir os comentários antes de baixar algum app. Se você observar muitos depoimentos negativos, faça uma pesquisa no Google para se certificar de que aquele é um app realmente seguro”, alerta Simoni.

Mantenha um bom antivírus instalado
De acordo com os especialistas do dfndr lab, nenhum sistema operacional de celular está realmente seguro. Isso quer dizer que cibercriminosos sempre tentarão encontrar brechas para se beneficiar, obtendo ganhos financeiros. Pensando isso, é essencial manter um sistema de segurança instalado, como o dfndr security, por exemplo. Ele é capaz de te alertar contra golpes, vazamento de dados, sites falsos, vírus e roubo de identidade. O dfndr security também é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Messenger, Navegadores e SMS. Você pode baixar grátis o dfndr security aqui.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.
 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: