Emojis terão tons de pele variável

Confira os movimentos que saíram do âmbito das redes sociais para conquistar as ruas

Os Emojis, aqueles emoticons dos smartphones, receberão em breve uma atualização que permitirá a mudança no tom de pele dos personagens que lembram humanos. A informação foi dada pela Unicode Consortium, organização formada por grandes empresas de tecnologia como Apple, Microsoft e Google, que tem como objetivo padronizar os símbolos nos smartphones.

A atualização ainda não tem data definida, mas acredita-se que deverá ser incluída no Unicode 8.0, no início de 2015. A proposta desenvolvida por executivos do Google e da Apple se baseará na escala de cores Fitzpatrick, utilizada na dermatologia. Ao todo são cinco novas cores que variam de creme claro a marrom escuro

Quando estiver válida, a atualização permitirá que o usuário, ao selecionar um símbolo com características humanas, escolha o tom de pele que desejar. Quando houver um Emoji com dois personagens, será possível selecionar a cor de cada um deles, de forma independente.

O tema da diversidade racial nos Emojis foi levantado no ano passado, quando a jornalista Christina Chaey publicou um artigo na revista Fast Company perguntando se os Emojis são racistas. O texto teve tanta repercussão que os usuários da Apple fizeram uma petição questionando o motivo por não ter personagens negros entre os mais de 800 emojis. Até o ator Tahj Mowry e a cantora Miley Cyrus se manifestaram sobre o assunto no Twitter.

Tim Cook, CEO da Apple, explicou que os Emojis originais foram desenvolvidos em países asiáticos e não refletem a diversidade racial do planeta. Cook reiterou a cooperação da companhia com a atualização dos símbolos. 

Uma empresa independente resolveu desenvolver seus próprios emoticons negros. Lançado esta semana pela ONU África, o pacote de símbolos está disponível apenas para usuários de Android e podem ser utilizada no Twitter, Skype, Facebook e WeChat.

Você acha que este tipo de atualização é necessária? Deixe sua resposta nos comentários.