Faça seu backup agora e nunca perca seus dados

  Não é difícil saber da história de alguém que perdeu todos os seus documentos e preciosas informações por que se esqueceu de fazer um backup. A atitude […]

 

bakcup de dados para nuvem

Não é difícil saber da história de alguém que perdeu todos os seus documentos e preciosas informações por que se esqueceu de fazer um backup. A atitude tão importante pode salvar não só suas fotos de família e músicas favoritas, como também, seu bolso. Para demonstrar essa importância que, no dia 31 de março de 2011, uma iniciativa coletiva e independente criou o "Dia Mundial do Backup."

O mote da campanha é bem-humorado: “Não caia no 1º de Abril. Salve seus dados e faça restaurações”. Segundo dados divulgados pela organização do movimento, 30% das pessoas em todo mundo nunca fizeram backups e que 29% dos desastres que envolvem perdas de dados são acidentais.

Abaixo você confere uma série de dicas da iniciativa para você fazer a sua cópia de segurança hoje mesmo e proteger tudo que é importante:

Backup com HD externo

Foi-se o tempo em que um hd externo era um item caro. Hoje, os dispositivos estão cada vez mais baratos e simples de usar. E o processo para salvar seus arquivos é muito simples.

Para salvar arquivos de segurança no Windows

1 – Na tela inicial do sistema clique em Iniciar;

2 – Na caixa de busca, digite “backup”;

3 – Cliques em Backup e Restauração;

4 – Escolha ”Configurar Backup”;

5 – Quando o Windows terminar o processo de preparação e selecione o HD externo, clique em próximo;

6 – Salve as configurações do Backup. Por meio de um painel avançado, você pode personalizar as configurações do seu backup, como o agendamento e a periodicidade.

Pronto! A partir de agora o seu sistema fará o backup automaticamente do sistema. Só lembre-se de deixar seu hd externo sempre conectado.

Já no Mac o processo é mais simples.

1 – Abra o menu (no canto superior esquerdo da sua tela) e escolha Preferências de Sistema;

2 – Clique em Time Machine

3 – Selecione o disco externo por meio de uma lista;

4 – Clique em usar disco. Pronto!

Salvando somente o mais importante do seu computador

Uma maneira simples é utilizar diretórios em nuvem para salvar seus arquivos em serviços como One Drive, Dropbox e Google Drive.

No entanto, esses serviços oferecem baixa capacidade de armazenamento, obrigando o usuário a migrar para uma versão paga, caso deseje ter acesso a mais espaço. Por isso, selecione o que for de maior importância e faça uma cópia de segurança.

Backup no celular

Usuários do Android tem a opção de baixar o Psafe Suite Android, que além de proteger o celular de vírus, é capaz de proteger dados e fazer backup de seus contatos da agenda telefônica.

No iPhone o processo é feito por meio do iCloud. Para isso, faça download do painel do serviço e agende cópias automáticas.