Facebook testa funcionalidade idêntica ao Snapchat no Messenger

Briga entre apps concorrentes esquenta e a resposta do Facebook ao avanço do Snapchat é clara: o Messenger pode se adaptar.

Não faz muito tempo, falamos aqui que o Snapchat está prestes a desbancar o Facebook na quantidade de visualizações diárias de vídeo — e isso apesar de ter 10 vezes menos usuários ativos, ou seja, um índice assustador.

Mark Zuckerberg, claro, não gostou nada da ideia. Ágil como de costume, a equipe do Facebook pensou em uma maneira de responder ao avanço do concorrente, confirmando: é cada vez mais forte a disputa pela sua atenção.

Mensagens com prazo de validade

Está em teste entre usuários do Messenger na França uma opção que permite enviar mensagens com o prazo de validade de uma hora. Basta selecionar o ícone de uma ampulheta no topo da tela de conversa e, voilà, você tem uma funcionalidade idêntica ao Snapchat sem sair do Facebook.

Aliás, idêntica é exagero. Quem vai querer mandar uma mensagem que some da tela depois de uma hora de vida (quase uma eternidade nos tempos efêmeros da internet, não?) se no Snapchat quem está no comando do tempo útil de exibição da mensagem é você?

Será que vai dar certo?

No mínimo, a novidade não vai atrair tanto assim a atenção de quem já é fã do Snapchat — ao menos não no formato de teste. A nossa aposta é que ela tenha mais apelo entre quem não tem paciência para explorar o app concorrente, mas tem lá a sua curiosidade.

O Facebook ainda deve analisar as impressões dos franceses antes de explorar a aceitação da ideia em outras regiões, o que significa que não há previsão de quando ela pode chegar ao Brasil. E aí, ansioso?

Tags: