Falhas no OS X Yosemite revoltam usuários

Falhas no OS X Yosemite revolta usuários da Apple e deixa sistema vulnerável. Entenda

O lançamento do Yosemite, a mais recente versão do OS X da Apple, tem causado alvoroço no mundo da informática. O grande problema, porém, é que uma grave falha de segurança, chamada Rootpipe, consegue dar a um criminoso permissões de root através de uma conta com privilégios de administrador.

A falha foi descoberta pelo hacker Emil Kvarnhammar, que provou à Apple que conseguia, no Yosemite, ter permissões de root no aparelho. A empresa afirmou que está trabalhando numa solução, que só deve chegar no início de 2015.

A demora acontece porque existe pouca informação disponível sobre o Rootpipe. O erro foi inicialmente identificado em versões anteriores ao OS X Yosemite, tendo a Apple liberado de imediato uma correção que tratou do problema.

Mesmo assim, Emil Kvarnhammar continuou explorando a mesma falha e com relativa facilidade conseguiu contornar o OS X Yosemite. Apesar de não revelar nada sobre a falha, o hacker publicou um vídeo onde mostra de forma clara a elevação de privilégios numa simples conta.

Outros erros encontrados no sistema

A segurança – ou a falta dela – não foi o único problema encontrado por usuários do Mac OS X Yosemite. Desde que o novo sistema foi liberado, os fóruns da Apple estão cheios de reclamações sobre falhas na conexão Wi-Fi do equipamento após o upgrade. Entre elas conexões lentas, quase se arrastando, e que caem a toda hora ou que simplesmente não funcionam.

São os próprios usuários, pelos fóruns, que estão propondo soluções que funcionaram para alguns. As opções incluem reinstalar o sistema operacional; desligar Bluetooth; fazer ajustes finos no sistema e outras alternativas com vários passos. Para a maioria dos prejudicados, porém, o problema continua.

Outro erro identificado por usuários aparece no momento da instalação do Yosemite. Muitos estão reclamando que o sistema trava nos minutos finais. A demora faz com que a pessoa reinicie a operação.

Mas, de acordo com os próprios usuários no fórum, a solução para o problema é muito simples: esperar. Embora o processo trave nesses momentos finais, o que não é normal, ele acaba concluindo a operação se houver um pouco de paciência.