Falso app rouba dados de 100 mil usuários do Instagram

Os usuários do Instagram precisam ficar em alerta. Um novo aplicativo falso circulou pela rede social nas últimas semanas e ocasionou o roubo de informações de mais de […]

Os usuários do Instagram precisam ficar em alerta. Um novo aplicativo falso circulou pela rede social nas últimas semanas e ocasionou o roubo de informações de mais de 100 mil usuários. Segundo dados da Play Store e da App Store, o InstLike foi baixado mais de 100 mil vezes em aparelhos Android e foi o 145º app mais baixado no iOS.

O sucesso do app falso deve-se ao fato de ele prometer seguidores e curtidas. Assim que o usuário baixava o app, a tela inicial abria pedindo login e senha. Sem desconfiar de nada, o usuário autorizava o acesso do hacker ao aparelho e automaticamente o invasor começava a curtir e seguir usuários. Esta prática criou uma forte interação entre os usuários zumbis, já que as contas do InstLike eram controladas e foram assinaladas com a marca #instlike_com. Estas contas seguiam umas às outras, gerando uma massa de usuários zumbis.

Conforme o aumento de seguidores e curtidas falsos, o app passava a cobrar para garantir mais “sucesso” na rede social. De graça estavam disponível apenas 20 curtir. A partir daí, o usuário era direcionado a adquirir moedas virtuais para poder pagar pelo serviço. Para ter uma ideia do tamanho do golpe, 500 mil fotos com a marca #instlike_com geraram 9 milhões de curtidas.

O app já foi retirado das lojas virtuais da Apple e do Google. No entanto, esta não é o primeiro registro de apps que prometem curtidas e seguidores. Por isso, uma das dicas mais importantes é sempre ler as requisições feitas pelo aplicativo antes de começar a utilizá-lo. Se ele pedir login e senha, atenção! Provavelmente é um golpe.

Se você fez o download do InstLike, desinstale-o o seu celular agora mesmo e troque a senha do seu Instagram para evitar problemas futuros.

Tags: