Filmes e seriados que todo geek/nerd precisa conhecer

Confira na sua lista de filmes e séries nerds o que ainda falta ser visto por você

A tecnologia vem servindo de pano de fundo para contar diversas histórias em Holywood. E, na esteira da atratividade do tema para os novos públicos, muitos filmes são feitos de olho na receita das bilheterias e aproveitam-se da ignorância da maioria das pessoas frente ao assunto para poder escorregar no enredo. Alguns erros foram cometidos, uns percebidos, outros passaram batidos, mas a verdade é que muitos destes conteúdos audiovisuais continuam obrigatórios para a videoteca de nerds e geeks de plantão. Você se acha o heavy user da tecnologia e ainda não viu ou conhece todos? Então, prepare o calendário e assista às obras que selecionamos para você ficar ainda mais inteligente, participativo e interessante nas rodinhas mais conectadas. lol

Filmes longa-metragem

Hackers (1995)

O filme comete vários erros perceptíveis por quem entende de tecnologia, mas isso não o faz sair da lista de filmes cults sobre o tema e deve ser visto por você. Como incentivo, o filme é estrelado por Angelina Jolie.

Piratas do Vale do Silício (1999)

O filme aborda a popularização dos computadores domésticos e utiliza a corrida da Apple x Microsoft como pano de fundo para entender a história da computação. É um clássico da década de 90, produzido originalmente para TV.

O quinto poder (2013)

O filme conta a história de Julian Assange e a criação do Wikileaks. Endereço conhecido por revelar ao mundo bastidores da políticas, segredos de Estado e histórias de corrupção.

Minority Report (2002)

Neste filme, os crimes são previstos antes de acontecerem, numa história de suspense futurística e a relação do futuro e os sistemas computadorizados. É dos melhores.

Matrix (1999)

Humanos têm uma vida simulada/falsa enquanto máquinas dominam a humanidade. A luta é dos que querem manter a simulação e entre os que querem libertar a sociedade. Se não viu, tem que ver. É clássico!

Jogos de Guerra (1983)

O filme aborda o risco de extinção da raça humana com a possibilidade de deflagração da Terceira Guerra Mundial. Tudo acontece após um garoto acessar o sistema do Exército americano e acidentalmente executar a simulação de guerra termonuclear, pensando se tratar de um jogo. Difícil é imaginar que o sistema do Exército pudesse ser acessado com tamanha facilidade…

A rede social (2010)

Assim como Piratas do Vale do Silício, o filme aborda a sujeira do mundo dos negócios para apresentar a história de criação do Facebook e o desenvolvimento do seu principal líder: Mark Zuckerberg.

Os estagiários (2013)

O filme mostra como seria trabalhar no Google, com foco na história de um jovem de 30 anos que busca inserir-se no mercado depois de nada ter dado certo na sua vida. Pode parecer uma propaganda da companhia, e é.

Jobs (2013)

O filme foi feito para contar a história de adoração a Steve Jobs. Mas o destaque do filme ficou mesmo por conta da euforia feminina em torno das semelhanças entre o fundador da Apple e o ator Ashton Kutcher. Não empolgou. Talvez seja melhor ler a biografia de Jobs.

Ela (2013)

O filme aborda a loucura em torno da tecnologia e conta como um jovem se apaixona pelo sistema operacional, apelidado Samantha, do seu dispositivo eletrônico. Algo parecido pode ser esperado num futuro próximo envolvendo Siri, Cortana ou Google Now? Para você, quem tem a voz mais sexy?

Seriados de TV

Chuck

O seriado foi exibido entre 2007 e 2012 nos Estados Unidos e conta a história de Chuck, um nerd que é um gênio da informática. Sua vida muda quando um agente da CIA, acidentalmente, envia uma mensagem que instala dados no cérebro do rapaz, o transformando em um grande problema para a CIA. Chuck é incorporado ao serviço secreto norte-americano e tem que viver uma vida de espião em constante conflito com a sua vida pessoal.

IT Crowd

Seriado inglês de humor non-sense, aborda a vida de profissionais de tecnologia da informação.

Black Mirror

O seriado aborda como a natureza humana é afetada pelo lado sombrio e perigoso da tecnologia. Os episódios são curtos, facilitando o consumo.

Silicon Valley

O seriado ironiza as startups de tecnologia do Vale do Silício na tentativa de construir um mundo melhor por meio de utilização da tecnologia.

The Big Bang Theory

O seriado geek/nerd mais conhecido aborda o universo dos quadrinhos, filmes, seriados, jogos robótica e produtos de tecnologia por meio de sete personagens que dividem inúmeras experiências ao longo do seriado. Tudo tem curadoria profissional para não menosprezar nenhum nerd.