Mercado de computação em nuvem atrai Microsoft ao Brasil

Especialistas apostam em um crescimento muito significativo do mercado de computação em nuvem no Brasil, atraindo a Microsoft. Saiba quais são.

Especialistas apostam em um crescimento muito significativo do mercado de computação em nuvem, nos próximos anos, no Brasil. Segundo a Consultoria Frost & Sullivan, haverá uma expansão de 44% no país em relação ao ano passado, com o mercado movimentando mais de um bilhão de reais. Um grande fornecedor mundial estima que este segmento deverá crescer cerca de 400% nos próximos três anos. 

Entre os principais competidores, a Microsoft tem mais motivos para comemorar. A companhia tornou-se líder no Brasil na área de software na nuvem e recém inaugurou um data center em São Paulo. Com a entrada dele em funcionamento, o país se torna uma das 11 regiões do mundo a possuir infraestrutura local e reforça a estratégia da companhia de consolidação de serviços em nuvem do Azure.

Os principais serviços de armazenamento na nuvem no Brasil

Dropbox

O Dropbox tem apenas 2GB de espaço para armazenamento no plano gratuito, mas o usuário tem a possibilidade de ampliar essa capacidade compartilhando arquivos com outras pessoas. A cada convite aceito por um amigo, o internauta ganha mais 500MB, podendo aumentar mais 18GB em sua conta, além de usar o compartilhamento de fotos, com capacidade de mais de 3GB.

O serviço é compatível com muitos sistemas, facilitando o trabalho em equipe. A principal desvantagem é não possuir ferramentas de edição. Os preços dos planos pagos não são caros, mas há muitos concorrentes com opções melhores. Não oferece versão para o Windows Phone.

Google Drive

O Google Drive já vem instalado de fábrica em quase todos os Androids e Chromebooks, sendo uma opção mais fácil para quem usa outros serviços da empresa. Ele oferece 15GB de espaço de armazenamento gratuito, sincroniza fotos automaticamente, tem funções rápidas para compartilhar arquivos e uma ferramenta para edição de documentos.

Os preços dos planos pagos são os melhores, sendo o serviço mais recomendado para quem precisa de 1TB de armazenamento na nuvem. Não oferece versão para Windows Phone e Linux.

OneDrive

O OneDrive disponibiliza espaço de até 15GB para o armazenamento gratuito. O usuário tem a opção de sincronizar fotos, compartilhar diversos arquivos e ainda editar tudo com o Microsoft Office.

Os preços dos planos pagos não são os melhores, mas é uma boa opção para quem utiliza a suíte de edição da empresa. Não oferece versão para Linux.

 

Tags: