Conheça Foxconn, a maior fabricante de eletrônicos do mundo

Conheça Foxconn, a maior fabricante de eletrônicos do mundo, responsável por produtos da Apple, Sony e outras grandes marcas.

Foxconn-apple-taiwan

A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos e computadores do mundo. A empresa baseia sua produção em contratos com outras companhias de tecnologia. Ela é responsável pela fabricação dos produtos da Apple, como iPhone, iMac, iPod, iPad e Mac mini. Os videogames Playstation 2 e 3, da Sony, o Wii, da Nintendo, o Xbox 360, da Microsoft, e telefones celulares da Motorola também são feitos pela empresa.

Com sede em Taiwan, a Hon Hai Precision Industry Co – Empresa Matriz do Grupo Foxconn de Tecnologia – foi criada por Terry Gou, em 1974, com o objetivo de integrar experiência em componentes mecânicos e elétricos a uma nova concepção de negócio, prover soluções de baixo custo e aumentar a demanda dos produtos eletrônicos para todo o mercado.

Foxconn: fábrica na China

Atualmente, a Foxconn é a principal fornecedora de design, desenvolvimento, manufatura, montagem e serviços de pós-venda para líderes globais de computadores, comunicação e entretenimento.

A empresa também é a multinacional que cresce mais rapidamente em prestação de serviços (incluindo CEM, EMS, ODM e CMMS). E está entre as 500 maiores do planeta, sendo a maior exportadora de produtos industrializados da China e a segunda maior da República Tcheca.

A Foxconn no mundo

Fabricações: a empresa é a maior fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos), com presença global em toda a Europa, nas Américas e na Ásia. Em 2012, alcançou a faixa de 1,5 milhão de funcionários.

Maior exportador da China: o grupo foi responsável por 5,9% das exportações na China no ano de 2011 e classificado como maior exportador do país durante 10 anos consecutivos.

Tecnologia: a Foxconn aparece em 60º lugar na revista "2011 Fortune Global 500” e em 9º lugar em “IFI CLAIMS® 2011 Top 50 US Patent Assignees”, como líder em inovação e know-how técnico, com mais de 42 mil patentes concedidas e cerca de 92 mil patentes registradas mundialmente.

A Foxconn no Brasil

No Brasil, a Foxconn iniciou suas atividades em 2005, em Manaus, no Amazonas, com a fabricação de celulares. Em 2007, a fábrica cresceu e passou a produzir máquinas fotográficas digitais. No ano anterior, em 2006, a companhia abrira outra fábrica na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, também voltada para a fabricação de celulares.

Em março de 2007, a empresa inaugurou sua maior planta no país, na cidade de Jundiaí, também em São Paulo. O local foi desenvolvido especialmente para a fabricação de computadores e netbooks, além de placa-mãe desses equipamentos. Mais adiante, em 2011, o grupo abriu mais uma unidade na cidade, às margens da Rodovia Anhanguera, voltada especificamente para a montagem de smartphones e tablets. Atualmente, a empresa fabrica iPhones modelos 5 e 5S que são exportados para toda América Latina e Brasil.