Futuro da bateria: recarregue de forma rápida e fácil seu Android

Maneiras de recarregar o seu celular Android de forma rápida e fácil para fazer sua bateria chegar até o fim do dia ou aguentar o forte uso que você faz.

Depois da conexão à internet, o que mais tira o sono dos brasileiros que possuem um celular Android é a duração da bateria. Principalmente entre os heavy users de redes sociais, que consomem conteúdo e ficam o dia inteiro dentro das plataformas do Facebook, Twitter e Instagram. Não só para acompanhar, como também para postar. E o uso cotidiano dos apps favoritos de 9 entra cada 10 pessoas drenam a bateria do seu Android.

Recarga da bateria em apenas um minuto

Um dos materiais mais presentes atualmente na composição das baterias dos telefones celulares é o íon-lítio. Pois bem, uma nova tecnologia em testes em Stanford promete acelerar a recarga dos aparelhos celulares, são as baterias de alumínio e grafite. Além de ser uma alternativa mais barata, ela ainda é flexível, durável e pode ser recarregada em apenas 1 minuto!

E este material também pode acabar substituindo as pilhas alcalinas, o desafio agora é fazer com que elas resistam a ciclos de cargas mais numerosos. Enquanto a média das baterias de alumínio pode ser recarregada 100 vezes, as de íon-lítio mil vezes. Porém o protótipo de Stanford já pode ser recarregado 7.500 vezes, muito mais que as tradicionais. E o melhor?, não pegam fogo.

Os pontos negativos e que ainda impossibilitam sua adoção são o fato de não produzir muitos volts de energia (2), enquanto as tradicionais 3,6. E capacidade de armazenamento, enquanto cada quilograma de alumínio suporte 40 watts de eletricidades, o de íon-lítio de 100 a 206. Mas, em breve, este obstáculo poderá estar superado.

Recargas inalámbricas

Qi WPC

Um dos estudos mais difundidos mundialmente na busca por baterias melhores, esta técnica de Qi WPC (Wireless Power Consortium), que transfere energia por indução entre dispositivos distantes um do outro até 4 cm e capaz de vencer alguns obstáculos no caminho. Sua grande vantagem é ter por trás empresas como Microsoft e HTC e ser compatível com muitos dispositivos, inclusive sendo possível carregar os telefones nas ruas, em alguns pontos com a infraestrutura existente.

PMA

Power Matters Alliance com Powermat é a tecnologia capaz de fazer frente ao WPC por conta da velocidade de carga. Tecnologia presente já nos smartphones da linha Galaxy S6. Porém, o carregador da Samsung sem fio é somente WPC.

A4WP

Já a tecnologia inalámbrica Alliance for Wireless Power com Rezence aposta na ressonância magnética para recarregar as baterias no futuro. O projeto tem apoio também da Samsung, Qualcomm, Intel, entre outras gigantes, o que pode ser demolidor para o mercado ao ser capaz de estrear já em massa.

O desafio das recargas inalámbricas é fazer-se conhecida do grande público, mas não parece uma tarefa das mais difíceis, não é mesmo?

Baterias externas enquanto isso

Ainda que você não consiga chegar ao fim do dia com bateria no seu Android, dependendo do uso que faz do aparelho. Uma forma rápida e fácil de não ficar sem energia na rua é carregar consigo uma bateria portátil. E opções não faltam, tem da Amazon, Winten, Aukey etc.

VOOC: 5 minutos para recarregar seu smartwatch

O fabricante chinês Oppo pretende levar seu R1x para todo o mundo, uma tecnologia capaz de recarregar os relógios inteligentes em tão só 5 minutos. Trata-se da tecnologia VOOC, Voltage Open Loop Multi-Step Constant-Current Charging, que já permite recarregar 75% de baterias de celulares em apenas 30 minutos. O único problema é que necessitaria cabos, mas poderá ser compatível com os gadgets Android.

Tags: