Aparelhos Samsung Galaxy estão sob ameaça de ataque

Uma empresa de segurança mobile descobriu que os aparelhos da linha Galaxy têm uma falha de segurança que permite que sejam atacados por hackers. Entenda!

Uma falha de segurança nos aparelhos da linha Samsung  Galaxy permite que um malware seja instalado para ouvir as ligações do usuário sem o conhecimento dele. E não há nada que se possa fazer a respeito.

O bug foi descoberto pela firma de segurança NowSecure e se encontra no software do teclado Swift, que vem instalado de fábrica. A pior parte é que como é um aplicativo pré-instalado, não pode ser desinstalado, a não ser que você faça o Root, mas isso implica em outros riscos. Mesmo que você não use o app, está vulnerável.

Por ter acesso a diversas funções do aparelho, quando atacado por um malware, permite que o hacker também tenha esses acessos. Com isso ele pode ligar e desligar, sem o seu conhecimento, a câmera, o microfone e o GPS. Também consegue roubar fotos e mensagens, mudar a configuração de apps instalados e até ouvir suas ligações.

Tanto a Samsung quanto o Google já foram notificados da falha. A Samsung informou já ter um patch de correção, mas não se sabe quanto tempo levará para a atualização chegar nos aparelhos vendidos. Como não é possível desinstalar o app com a falha, a melhor forma de se proteger é manter o aparelho com a última atualização disponível e evitar Wi-fi não seguros.

Tags: