Hackers usam o Google para atacar usuários

Atenção! Criminosos invadem serviços do Google para enviar mensagens com vírus e, assim, acessar e controlar contas e informações

Uma das mais bem-sucedidas quadrilhas de ataques cibernéticos – responsável pelo roubo de mais de 1 bilhão de dólares de 100 bancos do mundo em 2015 – ataca novamente.

Dessa vez, os hackers de um grupo chamado Carbanak estão usando serviços do Google para emitir avisos com vírus e, assim, invadir o computador da vítima para acompanhar e controlar suas informações.

Como acontece o ataque

Os hackers atualizaram um vírus chamado VBScripts para invadir o sistema de Comando e Controle (C&C) do Google. Com isso, os criminosos podem enviar e receber comandos através do espelhamento de contas falsas do Google Drive – em que usuários geralmente criam formulários, planilhas e documentos online.

Ao abrir um desses documentos do Google do computador, o usuário recebe uma mensagem aparentemente muito segura indicando que ele deve abrir um arquivo chamado unprotected.vbe. para desbloquear e acessar o conteúdo. É justamente este arquivo que contém o código malicioso capaz de invadir o PC.

A aparência “segura” da mensagem associada a um site de confiança criam uma isca quase infalível para enganar os usuários. Ainda não há informações sobre o golpe no Brasil, mas é extremamente importante ter um antivírus para bloquear ataques e impedir a instalação de vírus no seu celular ou computador.

No botão abaixo você faz uma verificação de vírus com o PSafe Total para garantir a proteção das suas contas e informações contra criminosos.

BOTAO_PT_QUICK_AV

Tags: